Por: Leandra Lima

Bauernfest 2024: setores comemoram bons resultados

Festa deste ano teve programação especial pelo Bicentenário da Imigração Alemã | Foto: Divulgação/PMP

A Bauernfest é uma das maiores festas de cultura alemã do Brasil, que teve início em 1983 na realização do festival germânico organizado pelo Clube 29 de junho. Este ano, na sua 35ª edição, marcou ainda mais a reputação no segmento, segundo Marcos Carneiro, diretor de Comunicação do Clube 29 de Junho, que afirma que, a festa de 2024, regida pelo Bicentenário da Imigração Alemã no Brasil, foi a melhor de todas as edições da Bauernfest em Petrópolis. Neste ano, a festa aconteceu entre os dias 21 de junho e 07 de julho no Palácio de Cristal, no Centro Histórico da cidade.

"Ela foi marcada por eventos culturais que a antecederam, como a vinda do pesquisador alemão Sr. Ditmar Lauer, em maio, a participação da Federação dos Centros de Cultura Alemã do Brasil (FECCAB), no mesmo mês, a data do Bicentenário da Imigração em Nova Friburgo, Freimarket, a 'Semana da Língua Alemã', tudo comandado pelo Clube 29 de Junho, que reassumiu suas atividades em defesa e promoção da cultura alemã em Petrópolis. Todos esses eventos culturais prepararam o terreno e chamaram a atenção do público em geral, para o tema fazendo renascer o sentimento de pertencimento a nossa história de cidade genuinamente de cultura alemã. O Clube 29 de Junho fez valer, pela primeira vez, o seu direito de dono da marca da festa, Bauernfest", explicou Marcos.

Outro ponto que, para ele, foi fundamental para o sucesso, foi a questão da diversidade de atividades apresentada na ocasião. "A festa trouxe eventos únicos em função do Bicentenário, que foram o lançamento nacional das medalhas comemorativas dos 200 anos da imigração alemã no Brasil, realizado pela Casa da Moeda do Brasil, com a presença de André Rotta, presidente do Instituto São Leopoldo, e as apresentações pioneiras dos alunos dos colégios Cruzeiro e CIEP Oswald de Andrade, do Rio de Janeiro, que apresentaram os primeiros passos de danças folclóricas, no Palco Koblenz, numa parceria com a Associação dos Grupos Folclóricos Alemães de Petrópolis( AGFAP). As crianças do CIEP Oswald de Andrade, escola municipal do bairro de Anchieta, zona oeste do Rio de Janeiro, também participaram do desfile de encerramento, tendo brindado o povo petropolitano com músicas e saudações na língua alemã", ressaltou.

Para o Clube, a própria Bauern, e os eventos que aconteceram geraram muitos empregos temporários e renda para as pessoas, estabelecimentos comerciais e de serviço que atuaram, direta ou indiretamente, na festa. "Segundo estimativas plausíveis, cerca de 400 mil pessoas passaram pela cidade nos seus 17 dias de festa. Com esse gás, todos foram beneficiados com a festividade", disse.

A Associação das Microcervejarias de Petrópolis (AMP), que promoveu o 'Biergarten 2024', um evento que aconteceu em conjunto, em um outro espaço, na Praça Visconde de Mauá, reforçou o sucesso desta edição. "Foram 10 dias de evento, 29 shows, 18 cervejarias participantes e cerca de 20 mil visitantes em cada final de semana. Para além, foi gerado mais de 300 empregos diretos e indiretos, assim como beneficiou a visibilidade para os empresários petropolitanos que elevam a imagem de Petrópolis como berço de grandes talentos e, claro, um atrativo a mais para os turistas que se encantaram pela Bauernfest e aproveitaram para conhecer um pouco mais da cultura cervejeira", destacou o presidente da AMP, Leandro Leal, que também é proprietário da Cervejaria Colonus.

Outros setores também se manifestaram frente aos resultados, conforme o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a celebração alemã, iniciada em 21 de junho que teve seu encerramento no domingo (7), garantiu ocupação hoteleira em mais de 90% nos três finais de semana do evento.