Por: Gabriel Rattes

Promessa do EC Corrêas está de saída para clube europeu de futsal

Joãozinho foi campeão Estadual em 2023 | Foto: Foto: Raphael Martins

Mais um atleta está de saída do elenco profissional de futsal do Esporte Clube Corrêas para clube de grande nome no cenário nacional e mundial. João Vitor da Silva, conhecido por todos como Joãozinho, foi anunciado nesta semana pelo Örebro SK Futsal para o término da temporada de 2024. Time europeu bicampeão da Liga Sueca de Futsal e que participa da maior competição de clubes da modalidade, a Liga dos Campeões UEFA Futsal. Somando a cinco outras promessas que saíram do Corrêas neste ano, já são seis jovens formados em Petrópolis revelados pelo clube na categoria.

Joãozinho é um ala crescido e formado nas categorias de base do EC Corrêas e que integrou ao projeto do futsal adulto desde o início dele, em 2022. Em entrevista ao Correio Petropolitano, o atleta afirma que a paixão pelo esporte vem desde criança. "Meu primeiro presente foi uma bola de futebol. Meu presente favorito também sempre foi isso. Sempre gostei de ficar chutando bola por aí. Assim como a grande maioria dos brasileiros, desde criança eu trago a paixão por esse esporte comigo", enfatizou o atleta de 23 anos.

Para ele, os últimos três anos fazendo parte do projeto profissional de futsal do Corrêas foram essenciais para o andamento da carreira. No clube, João Vitor foi peça fundamental nos principais títulos: Carioca (2022), Supercopa (2022) e Estadual (2023). Além disso, participou da disputa da Taça Brasil de Futsal, em 2023. "Alguns dos meus maiores sonhos eu já realizei. Como disputar um campeonato de nível nacional no ano passado. Enfrentar os melhores, disputar contra os melhores, foi a realização de um sonho. Agora estou indo realizar outro, que é jogar futsal em solo europeu", disse Joãozinho.

Disputar uma Champions League e a Copa do Mundo de Futsal são alguns dos principais objetivos a serem realizados pelo atleta. "Vai ser um campeonato onde a liga é forte, tem excelentes times na disputa. O OSK Futsal é uma equipe forte, dos últimos três campeonatos nacionais ganharam dois. Acredito que essa minha ida vai agregar muito, não só na minha carreira como atleta, mas como na minha vida pessoal também", afirmou.

Quanto a expectativa de estar indo para um outro país, Joãozinho enfatiza a importância de conhecer novas culturas. "A ida para um outro país deixa a gente ansioso e com um pouco de receio das coisas não acontecerem, mas isso daí a gente passa por cima, deixa pra trás. Um país totalmente diferente do Brasil, com uma cultura completamente diferente é bom. Agrega na nossa vida: novas experiências, novas pessoas, novas línguas e acredito que vai ser bastante benéfico para mim", finalizou.

Outras promessas

No início do ano, três atletas foram anunciados em clubes da Série Ouro do Campeonato Paranaense de Futsal, competição filiada à Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e que contém clubes de grande expressividade no cenário nacional. Caio Barbosa e Vinicius Marçal foram transferidos para o CAD Futsal de Guarapuava e Yago Schmid para o AAEMA de Mariópolis. Posteriormente, Paulo Vitor Paranhos, mais conhecido por Tutty, foi para o ACF/Concórdia Futsal. Já neste mês de julho, Vitor Pereira (Vitinho) foi anunciado pelo São Francisco Futsal. Clube do sul do Brasil e bicampeão da Copa Santa Catarina (2018/19). Com isso, já são seis jovens formados em Petrópolis revelados pelo clube na categoria, desde que iniciou o projeto da categoria adulta em 2022.