Por: Leandra Lima

Farmácia Popular integra novos remédios na lista de gratuidade

Agora, 95% dos medicamentos estão incluídos na lista | Foto: Ministério da Saúde

Por Leandra Lima

Estabelecimentos farmacêuticos dos municípios de Petrópolis, Nova Friburgo, Teresópolis, Três Rios, Paraíba do Sul, Areal e Paty de Alferes, credenciados ao Programa Federal "Farmácia Popular" já aderiram a nova norma, anunciada pelo Ministério da Saúde (MS), que inclui novos medicamentos na lista de gratuidade. Agora remédios destinados ao tratamento de glaucoma, colesterol alto, doença de Parkinson e rinite, estão disponíveis à população em todas as farmácias credenciadas. Com a nova medida, o programa passa a distribuir 39 itens gratuitos, que conta com absorventes, anticoncepcionais e fármacos já ofertados antes, para o tratamento de diabetes, hipertensão, asma e osteoporose.

Os novos medicamentos contemplados são: Glaucoma - maleato de timolol 2,5mg; maleato de timolol 5mg/ Doença de Parkinson - carbidopa 25mg levodopa 250mg; cloridrato de benserazida 25mg levodopa 100mg/ Rinite - budesonida 50mcg, e dipropionato de beclometasona 50mcg/dose. Para ter acesso aos serviços, os indivíduos precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) e ter um CPF válido, caso a pessoa não possua o CadÚnico, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), também estão orientados a fazer a inscrição para o programa.

Como pegar os remédios

A recomendação é que a pessoa que for buscar ou solicitar o medicamento, leve a receita do médico podendo ser tanto do SUS ou da rede privada dentro do prazo de validade, que normalmente gira em torno de 30 dias, juntamente com um documento de identificação com foto e o CPF. As outras exigências ditam que menores de idade e pacientes acamados ou impossibilitados de comparecer à unidade credenciada podem enviar um representante legal ou procurador para realizar a retirada do produto. Esses devem estar com documentação de ambos.

Alcançar mais pessoas

A Farmácia Popular visa garantir o acesso ao tratamento de diversas doenças através da distribuição dos remédios à população, procurando atingir os mais vulneráveis. Segundo o Ministério da Saúde a revitalização do programa visa cobrir 93% do território nacional. "Já foram credenciadas 536 novas farmácias em 380 novos municípios de referência do 'Programa Mais Médicos'. Para alcançar a meta, o credenciamento de novas farmácias e drogarias foi aberto em 811 cidades de todas as regiões do país, com prioridade para os municípios que participam do Mais Médicos, uma estratégia que visa a diminuição dos vazios assistenciais", ressalta o Ministério.