Por: Redação

Castra Mais RJ começa na próxima segunda-feira no bairro de Corrêas

Castração será em cães e gatos | Foto: Divulgação

O Castra Mais RJ começa a funcionar em Petrópolis na próxima segunda-feira (22), na antiga garagem de ônibus da Montreal, em Corrêas. Os interessados em levar os pets devem fazer um cadastro antecipado, preenchendo o formulário no site castramaisrj.com.br. A ação no município acontece até o dia 2 de agosto. O programa de castração gratuita é realizado através de emenda do deputado federal Marcelo Queiroz (PP),

Os cães e gatos devem estar em jejum de oito horas e após o procedimento os animais receberão um microchip subcutâneo com os dados do tutor, além dos medicamentos necessários para a recuperação. Médicos veterinários realizarão as cirurgias em um ônibus totalmente equipado.

O vereador e pré-candidato a prefeito pelo PP, Hingo Hammes, elogiou a iniciativa do deputado Marcelo Queiroz. "Petrópolis precisa do apoio estadual e federal. Agradeço a iniciativa do deputado Marcelo Queiroz, já que Petrópolis conta com um grande número de animais de rua e uma das ações mais efetivas para o controle é a castração desses pets", disse o vereador.

Pré-candidato pelo PP, o vereador Domingos Protetor lembrou que são necessárias, pelo menos, sete mil castrações por ano para conseguir reduzir o número de animais de rua. "Castração é a solução para o abandono, maus-tratos. Precisamos ter ações contínuas. Até por isso, em 2021, consegui articular e trouxe o primeiro RJ Pet para Petrópolis", lembrou.

Também pré-candidata a vereadora pelo PP, Manuella Oliveira, diz que faltam políticas públicas em prol do bem-estar animal em Petrópolis. "Essa é uma ação para ajudar quem tem amor pelos animais, mas que nem sempre têm condições financeiras. O ideal é que uma ação como essa seja efetiva, aconteça sempre", disse ela.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (DPDA/SBIO/MMA), do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.