Por: Gabriel Rattes*

Ulan Bastos estreia nesta segunda-feira (29) no MTB em Paris 2024

Ulan recebendo a bicicleta que utilizará nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 | Foto: Felipe Almeida

Começou na última sexta-feira (20) os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Neste ano, o Brasil será representado por 277 atletas em 39 modalidades. É a terceira maior delegação da história. Dentre eles, está o jovem estreante Ulan Bastos Galinski, representando o Time Brasil no Mountain Bike (MTB) masculino. Apesar de ser natural da Bahia, Ulan também estará representando a equipe Caloi Henrique Avancini Racing. O atleta de 26 anos já está realizando treinamentos na cidade francesa e irá competir, na categoria Cross Country Olímpico (XCO), nesta segunda-feira (29), às 9h – horário de Brasília.

Pelas redes sociais, Ulan relembrou momentos marcantes de Olimpíadas passadas e afirmou estar realizando um sonho. “O espírito Olímpico marcou minha vida, e esses valores acabaram sendo parte de quem eu sou. Tóquio, em 2021, me marcou de várias maneiras. Estive ao lado na preparação final do meu ídolo e maior ciclista da história da nossa nação [Henrique Avancini]. É muito reflexivo olhar para trás, estando prestes a viver algo que sempre sonhei”, enfatizou Ulan Bastos.

O multicampeão e petropolitano Henrique Avancini era o nome favorito para representar o Brasil nas Olimpíadas deste ano. Entretanto, um anúncio de aposentadoria após ganhar o Mundial de MTB em agosto de 2023 abriu espaço para a jovem promessa marcar seu nome na elite da categoria. “Quando me aposentei, muita gente me questionou como eu me sentia em relação a ‘abrir mão’ de ir a mais uma Olimpíadas. Bom, tenho a consciência de que ir aos Jogos significaria muito mais, para um atleta jovem e em construção, do que pra mim. Para mim isso basta, e me tranquiliza. Ver ele embarcando me deu uma sensação de gratidão e realização enorme”, revelou Avancini, que também é treinador do atleta.

Ulan afirmou que trabalhou durante anos para conseguir a oportunidade e está pronto para a disputa. “Grandes conquistas não vêm fácil, porém fui muito privilegiado em ter tantos anjos da guardas que me ajudaram nessa jornada, escutei o que existia em meu coração, e vi o quanto que a ação e atitude realmente tem poder. Planejei, trabalhei, me entreguei diariamente durante anos e agora estou prestes a realizar. O espírito Olímpico vive em mim, e me sinto pronto para sentir e viver tudo isso de perto”, finalizou.

Títulos

Em setembro de 2023, o atleta baiano foi campeão da etapa de Congonhas da Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), na modalidade de Cross-country Short Circuit (XCC). Ulan ainda possui conquistas no currículo como: vice-campeão do Brasileiro de XCO 2023 (Elite); 4° lugar nos Jogos Panamericanos 2023; Campeão do Brasileiro de Maratona 2021 (Elite); Campeão da Taça Brasil de XCO 2021 (Elite); Campeão da Copa Internacional 2020 (Super Elite); Vice-Campeão do Brasileiro de XCO 2019 e 2020 (Sub-23); 14º Colocado no Campeonato Mundial de XCO 2020 (Sub-23); e Vice-Campeão do Brasileiro de XCO (2022).

*Com informações de Agência Brasil