O governo do Estado, por meio da Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e do Inea, vem realizando a limpeza e o desassoreamento de rios e córregos de Petrópolis, com o objetivo de reduzir os alagamentos durante o período de chuvas. Segundo o Inea, em dois anos, mais de 50 localidades receberam o programa Limpa Rio. Atualmente, as equipes fazem a limpeza e o desassoreamento de rios em quatro regiões distintas da cidade: dois pontos do Rio Piabanha - no Duarte da Silveira (Bingen) e em Nogueira - e nos rios Araras e Maria Comprida - nos distritos.
"O Limpa Rio é um programa importantíssimo dentro das ações de prevenção às chuvas do governo Cláudio Castro. Este trabalho de limpeza e desassoreamento dos rios, realizado durante todo o ano pelo Inea e intensificado durante o período de estiagem, para que as cidades estejam mais preparadas para o período de chuvas, para mitigarmos o impacto dos temporais", assinala o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O Limpa Rio faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para o preparo dos municípios para os períodos de chuvas de verão. São realizadas: limpeza, dragagem e desassoreamento de rios, canais e outros cursos d'água.
"É um trabalho permanente que o Inea realiza em todas as regiões do Estado. Essas ações reduzem o risco de inundações durante os períodos de enchentes, trazendo segurança para a população", destaca o presidente do Inea, Renato Jordão.
Lago de Nogueira
O Inea concluiu no início deste mês a limpeza e desassoreamento do Lago de Nogueira - um dos pontos turísticos do segundo distrito de Petrópolis. O espelho d'água estava totalmente assoreado e foi revitalizado após os trabalhos do programa Limpa Rio. Segundo o Inea, em dois meses foram retirados 795 caminhões de detritos do lago.
"O desassoreamento do Lago de Nogueira era uma demanda antiga dos moradores, que conseguimos atender. É um espaço de lazer importante do segundo distrito, que hoje está revitalizado", destaca o secretário Bernardo Rossi. A recuperação do lago favorece os frequentadores, que voltaram a conviver com a beleza e tranquilidade do espaço e traz também melhorias ambientais.