Orçamento mal explicado
Mais um deslize na explicação do governo municipal de Petrópolis sobre o orçamento previsto no texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 que foi enviado à Câmara Municipal. Primeiro a justificativa era de que os valores estavam equivocados, um 'erro no sistema de lançamento' da contabilidade municipal, explicou o secretário de Governo. Um erro grave, precisamos enfatizar. Agora, a desculpa é a de que a dívida é o somatório de valores deixados por governos anteriores, e que não é bem assim. Então há aumento da dívida ou não?
É tentar justificar o injustificável. Entre 2022 e os primeiros meses de 2024, o governo municipal viu a arrecadação aumentar em R$ 20 milhões mensais. Se bem administrado, não há motivo para aumento na dívida, pelo contrário, um bom gestor poderia até acertar as contas com folga. O que Petrópolis vem passando nos últimos anos é de se lamentar, a cidade que é a pupila dos olhos do Estado, uma das cidades que mais atrai turistas de todo o mundo, vai amargar as dívidas deixadas por essa gestão nos próximos anos.
Nesta quarta-feira (17), uma nova tentativa de chegar ao consenso sobre o que são os números reais que o município poderá contar no orçamento do próximo ano e quais fazem parte da ficção tributária criada pela gestão municipal.
Ainda que apresentem dessa vez, finalmente, os números reais, cabe aos vereadores cobrar o detalhamento da execução do orçamento de 2024 que fizeram Petrópolis chegar a essa situação de "penúria financeira".