Projeto de Horta Urbana incentiva alimentação saudável em Friburgo

Até agora, os alunos plantaram mais de 700 mudas

Por Isabella Rodrigues*

Projeto é integrado ao Colégio Estadual Rei Alberto I

Por Isabella Rodrigues*

O Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I (CEFFA), em Nova Friburgo, é uma referência em ensino integral, preparando seus estudantes para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento da produção local. Maria Eduarda Carvalho, aluna de 17 anos do CEFFA, está promovendo a sustentabilidade através do seu projeto 'Hortas Urbanas'. O projeto faz parte do curso Técnico de Agropecuária, e incentiva a alimentação saudável e a produção caseira de alimentos.

Entre os públicos-alvo do projeto estão os portadores de diabetes, que são incentivados a cultivar seus próprios alimentos. Para atender a essa necessidade, foi desenvolvida uma horta comunitária na Associação de Diabéticos de Nova Friburgo (ADINF), com a participação ativa dos associados. Mais de 700 mudas foram plantadas, incluindo salsa, cebolinha, cebola, brócolis, repolho, alface, almeirão, rabanete e beterraba, todas doadas pelo CEFFA.

A secretária de Educação, Roberta Barreto, visitou o colégio, onde conversou com professores e estudantes dos cursos de Administração e Agropecuária. O objetivo da visita é fazer uma parceria com a Secretaria de Agricultura, que fornecerá mão de obra especializada para a produção rural, promovendo qualificações e capacitações para melhorar o desempenho das atividades na escola. Durante a visita, a secretária também destacou a importância de ações como a de Maria Eduarda para a formação de uma escola forte e entregou livros paradidáticos. "Essas iniciativas ensinam nossos alunos a cuidar do meio ambiente e estão alinhadas aos objetivos do G20, por meio do ODS 2 da ONU, Fome Zero e Agricultura Sustentável, que têm como objetivo dobrar a produtividade agrícola, manter os ecossistemas e melhorar a qualidade da terra e do solo", afirmou através de suas redes sociais.

A produção seguiu práticas sustentáveis e atendeu às necessidades específicas de cada planta. A escolha do local para o plantio das mudas foi baseada nas necessidades de cada cultura. Além da horta, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para entender a importância de novos hábitos alimentares e o papel do técnico agrícola na implementação de projetos como esse.

*Estagiária