Por: Redação

LNCC terá investimento de R$ 1,8 bi para pesquisas em IA

Dois estudantes na sede foram comtemplados | Foto: Wellington Daniel

O supercomputador Santos Dumont que fica do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) em Petrópolis foi incluído na proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial, anunciado nesta terça-feira (30), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano prevê a atualização do supercomputador para atender a demanda de pesquisas em Inteligência Artificial, tanto pelos centros de pesquisa como pela iniciativa privada. Com isso, em cinco anos, ele deve estar entre os cinco computadores com maior capacidade de processamento do mundo, da lista dos top 500. Os investimentos na tecnologia devem ser de 1,8 bilhão.

O plano nacional sobre inteligência artificial foi encomendado pelo governo federal ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em março. Na ocasião, o presidente Lula pediu aos conselheiros uma proposta com o objetivo de tornar o Brasil competitivo na área. Os investimentos previstos chegam a R$ 23,03 bilhões até 2028, em todo o país. As medidas visam fortalecer a soberania e promover a liderança global do Brasil em IA por meio do desenvolvimento tecnológico nacional e também de ações estratégicas de colaboração internacional.

Para Lula, o documento elaborado pelos especialistas brasileiros é um marco para o país. "O Brasil precisa aprender a voar, o Brasil não pode ficar dependendo a vida inteira. Nós somos grandes, nós temos inteligência, o que nós precisamos é ter ousadia de fazer as coisas acontecerem", disse, durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Brasília, evento retomado após 14 anos.

O plano trata do futuro da inteligência artificial e as recomendações de novas políticas ligadas a essa tecnologia, em diversas áreas prioritárias para a população, como saúde, agricultura e meio ambiente. As recomendações do plano estão divididas em cinco eixos, com 54 ações concretas: infraestrutura e desenvolvimento de IA; difusão, formação e capacitação em IA; IA para melhoria dos serviços públicos; IA para inovação empresarial; e apoio ao processo regulatório e de governança da IA.

O LNCC foi incluído no eixo infraestrutura. O Laboratório foi fundado em 1980 como unidade de desenvolvimento tecnológico e como órgão governamental provedor de infraestrutura computacional de alto desempenho para a comunidade científica do país. O supercomputador Santos Dumont foi instalado em 2015 e, recentemente, já foi objeto de contrato para aumento de capacidade. O nome é inspirado no famoso inventor e aviador brasileiro.

*Com informações da Agência Brasil