Por: Gabriel Rattes

Eleição: conheça os candidatos à Prefeitura de Petrópolis

Pedidos de homologação de candidatura vão até dia 15 | Foto: Divulgação

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as convenções partidárias terminaram nesta segunda-feira, dia 5 de agosto. A partir disso, ficaram definidos os candidatos para prefeito na cidade de Petrópolis, anunciados por seus partidos. Os pedidos de registro de candidatura ainda podem ser realizados até o dia 15 de agosto. Confira quais são os nomes dos candidatos a prefeito e vice na cidade até o momento (em ordem alfabética):

Bernardo Santoro

Macaque in the trees
Candidato a prefeito Bernardo Santoro (à esquerda da imagem) e Tenente Felipe Koeler (à direita) | Foto: Divulgação/NOVO

Bernardo Santoro é petropolitano e advogado formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde também concluiu um mestrado e cursa doutorado em Direito. Bernardo se especializou em economia na Escola Austríaca de Economia pela UERJ/IMB e é graduado em Ciência Política. Também é especialista do Instituto Millenium, membro do Conselho Acadêmico da Revista Acadêmica Mises e Conselheiro do Instituto Liberal do Rio de Janeiro, onde foi presidente por quatro anos.

No dia 24 de julho, o partido NOVO realizou uma convenção para oficializar Doutor Santoro (como prefere ser conhecido) para candidato a prefeito e o Tenente Felipe Koeler para vice-prefeito na eleição deste ano.

Eduardo do Blog

Macaque in the trees
Eduardo do Blog (à esquerda da imagem) e seu vice, Leandro Azevedo (à direita) | Foto: Divulgação

Eduardo Ferreira de Oliveira é jornalista e vereador de Petrópolis, eleito com 2.776 votos em 2020. Foi também o candidato a deputado federal mais votado na cidade em 2022, com mais de 17 mil votos, e presidente municipal do Republicanos. Tenta pela primeira vez uma candidatura para prefeito de Petrópolis e terá ao seu lado, como candidato a vice-prefeito, Leandro Azevedo. Integram os partidos de coligação: PRTB e Agir.

Leandro é formado em Educação Física e pós-graduado em Educação Física Escolar, com MBA em Gestão Pública, Gestão Escolar e Gestão Esportiva. Foi eleito em 2016 para vereador de Petrópolis, com 2.673 votos. Em 2020, apesar de não ser eleito, obteve 23.719 em sua candidatura a prefeito municipal. Azevedo também foi professor por 15 anos. Deu aula no Colégio Anglicano de Araras e também lecionou na Universidade Norte Paraná (Unopar), além de ser funcionário licenciado do Sistema Firjan-Sesi.

Hingo Hammes

Macaque in the trees
Vereador e candidato a prefeito Hingo Hammes | Foto: Divulgação

Hingo Hammes é formado em Educação Física e tem especialização em Gestão Esportiva. Foi presidente da Liga Petropolitana de Desportos (LPD) de 2014 e 2016 e secretário Municipal de Esportes de 2017 a 2019. Ingressou na Câmara Municipal em 2019, como vereador suplente. Em março, foi o primeiro suplente da história da cidade a assumir um cargo na Mesa Diretora da Câmara e, no mesmo ano, foi eleito presidente do Legislativo Municipal.

Já em 2020, concorreu ao cargo de vereador e foi o quarto mais votado da cidade. Assumiu a função em janeiro de 2021, quando novamente foi eleito presidente da Câmara. Durante a cerimônia de posse, atendendo determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), foi conduzido ao cargo de prefeito interino, no qual permaneceu por 11 meses e 17 dias.

No dia 28 de julho, o Partido Progressistas (PP) confirmou o nome de Hingo como candidato à Prefeitura de Petrópolis e oficializou Albano Batista Filho "Baninho", como candidato a vice-prefeito. Integram a coligação os partidos: União Brasil, PL, MDB, PMN, DC e PRD.

Leandro Sampaio

Macaque in the trees
Candidato a prefeito de Petrópolis Leandro Sampaio | Foto: Divulgação

Leandro José Mendes Sampaio Fernandes, conhecido por Leandro Sampaio, já foi vice-prefeito da cidade durante os anos de 1989 a 1992, pelo PMDB, e foi prefeito durante o período de 1997 a 2000, pelo PSDB. Também esteve como Deputado Estadual do RJ (1996 - 1997 e 2003 - 2007). Em 2006, foi eleito deputado federal, tentando a recandidatura em 2010, mas sem sucesso.

Após 20 anos afastado da política, Leandro se candidatou este ano a prefeito de Petrópolis filiado ao partido Podemos, que realizou uma convenção no dia 31 de julho. Entretanto, ainda não foi anunciado quem será o candidato a vice-prefeito.

Rubens Bomtempo

Macaque in the trees
Candidato a prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo | Foto: Divulgação

Rubens José de França Bomtempo é petropolitano, casado e com dois filhos. Iniciou a vida pública nos anos 1990, como diretor do Hospital Municipal Dr. Nelson de Sá Earp e, depois, vereador pelo PDT. Atualmente é o prefeito municipal de Petrópolis em sua quarta gestão (2001 a 2004, 2005 a 2008, 2013 a 2016 e 2021 a 2024). Antes de assumir a gestão atual, Rubens Bomtempo estava como deputado estadual desde 1° de janeiro de 2021, já que se tornou suplente em 2018.

No domingo (04), o Partido Socialista Brasileiro (PSB), oficializou a candidatura de Rubens a prefeito de Petrópolis, tal qual anunciou o candidato a vice, Paulo Mustrangi (PT). Mustrangi é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Foi prefeito da cidade de 2009 a 2012. Presidiu, antes, o Sindicato dos Bancários e a Câmara de Vereadores, além de ter sido deputado estadual. Foi secretário municipal de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e de Serviços, Segurança e Ordem Pública de dezembro de 2021 a abril de 2022.

Yuri Moura

Macaque in the trees
Candidato a prefeito de Petrópolis Yuri Moura (à direita da imagem) e seu vice, Marcos Novaes (à esquerda) | Foto: Divulgação

Yuri Moura é deputado estadual, é professor de história e gestor público especialista em gestão de cidades. Iniciou sua trajetória no movimento estudantil e, aos 16 anos, filiou-se e fundou a Juventude do Partido dos Trabalhadores em Petrópolis. Foi vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), diretor da Associação Petropolitana dos Estudantes (APE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE-RJ). Aos 19 anos assumiu a Coordenadoria de Juventude da Prefeitura de Petrópolis. Já em 2020 foi eleito vereador de Petrópolis, com 3.742 votos. Yuri já havia sido candidato a vereador em 2012, a prefeito em 2016 e a deputado estadual em 2018.

No dia 1º de agosto, a Federação PSOL-REDE oficializou a candidatura de Yuri, tendo Marcos Novaes como candidato a vice. Marcos é pesquisador e consultor na área de gestão pública e pesquisa de mercado. Já foi vereador de Petrópolis em 2004 pelo PSB e presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) em 2003.