Três Rios está entre os municípios da Região Serrana do Rio de Janeiro que confirmou a maior parte dos candidatos que estarão na corrida eleitoral à prefeitura, nas eleições de 2024. Até o momento quatro nomes foram anunciados pelos partidos. A cidade tem 63.730 eleitores aptos a votar, segundo a última estatística do Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE), realizada em julho deste ano. Os partidos e as federações tiveram que realizar as convenções partidárias para oficialização da escolha de candidatos até 5 de agosto. Agora, o registro das candidaturas deve ser solicitado até a próxima quinta-feira (15).
Num total a região possui cerca 78.346 habitantes, ou seja, mais da metade da população poderá votar durante o pleito, que está previsto para o dia 6 de outubro, podendo haver possibilidade de segundo turno em algumas cidades, como Petrópolis. Esse segundo round, acontecerá no dia 27 do mesmo mês. Este ano os eleitores vão escolher candidatos a prefeitos, vice-prefeito e vereadores, que representam a ideologia e o modelo de política que almejam na região que estão inseridos. A seguir, confira os a lista dos candidatos:
Celso Jacob
Celso Alencar Ramos Jacob é natural de Três Rios, tem 67 anos e é pai de dois filhos, um deles conhecido como Celso Jacob Filho, também está na corrida eleitoral sendo pré-candidato à vereador do município. Celso Jacob (candidato à prefeitura) é economista, consultor e professor. Estudou Ciências Econômicas na Fundação Dom André Arcoverde; Didática de Ensino Superior e Engenharia Econômica na Sociedade Madeira de Lei; Gerência de Marketing, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Rio de Janeiro, e fez mestrado em educação, na Universidade Católica de Petrópolis. Foi eleito prefeito de Três Rios duas vezes, sendo a primeira em 2000, assumindo o cargo de 2001 a 2004. Já a segunda foi em 2004, governando de 2005 a 2008. Também foi deputado federal durante três mandatos, entre 1999-2000; 2011-2015; e 2015-2019.
Atualmente é presidente da filial da Fundação Ulysses Guimarães no Rio de Janeiro e está filiado ao partido político MDB. Na oficialização da candidatura, a chapa ficou composta pelo candidato a prefeito, Celso Jacob e o vice-prefeito Aroldo Lima.
Joacir Barbaglio Pereira
Joacir Barbaglio Pereira, mais conhecido como Joa, tem 61 anos, é o atual prefeito da cidade, na última eleição foi eleito com 19.118 votos, o que representa 45,51% dos votos válidos. Depois de seu primeiro mandato, o político busca a reeleição, filiando-se ao partido Republicanos, junto com a coligação partidária: Podemos, PRD, Avante, Mobiliza e Novo. Na convenção, o candidato escolhido como vice-prefeito do Joa foi o Professor Jacqueson (Novo). Joacir foi vereador municipal por cinco mandatos, e presidiu a Casa Legislativa.
Rossimar Caiaffa
Rossimar Caiffa é advogado, tem 53 anos, é casado e tem dois filhos. Cursou Direito e Administração na Universidade Federal Fluminense (UFF) e também fez mestrado em Direito na Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
Já atuou em cargos públicos, como procurador e subprocurador dentro das Câmaras Legislativas dos municípios de Três Rios, Levy Gasparian e Chiador, em Minas Gerais. Atualmente, concorre ao cargo à prefeitura trirriense, filiado ao partido PRTB, ao lado da vice Ludmilla Coimbra, do mesmo partido. Essa é a única chapa com uma vice mulher.
Vinicius Farah
Vinicius Medeiros Farah, tem 58 anos, é natural de Três Rios, casado e tem uma filha. Ele é publicitário, foi vereador da cidade em diferentes mandatos entre os anos de 1988 e 2002, atuou como vice-prefeito de 2005 a 2008. Teve dois mandatos seguidos como prefeito do município, sendo eles de 2009 a 2012, e de 2013 a 2016. Também atuou como deputado federal de 2019 a 2023.
Além disso, foi Presidente do Departamento de Trânsito - Detran, Rio de Janeiro, de 2017 e 2018. Foi secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Rio de Janeiro, até o início deste ano.
Para concorrer à prefeitura de Três Rios, Vinicius Farah está filiado ao União Brasil, com a coligação com o Solidariedade, União Brasil, PP, PL, PSD e PDT. Seu vice será o candidato Juarez da Saúde (Solidariedade).