Por: Gabriel Rattes

Prefeitura atende convocação da Câmara, mas vereadores continuam sem respostas

Convocação Elias Montes à Câmara Municipal | Foto: Gabriel Rattes

Após não comparecer à primeira convocação, a Prefeitura de Petrópolis atendeu a uma nova convocação da Câmara Municipal de Petrópolis para prestar esclarecimentos sobre a situação da coleta de lixo e do transporte público na cidade. Entretanto, o secretário de de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Elias Montes, não soube responder aos questionamentos dos vereadores Mauro Peralta e Domingos Protetor. De acordo com Elias Montes, as perguntas devem ser direcionadas ao atual presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans). Os dois vereadores já haviam convocado ambos os presidentes em uma outra ocasião, estes, não compareceram afirmando que não podem ser convocados dirigentes de entidades da Administração Indireta Municipal, somente agentes políticos diretamente vinculados ao prefeito.

Participaram da reunião os vereadores Mauro Peralta (PMN), Domingos Protetor (PP), Gil Magno (PSB), Ronaldo Ramos (PSB) e o secretário da SSOP, Elias Montes. Ao final da reunião desta quinta-feira (22), Elias Montes se comprometeu a oficiar todos os questionamentos de Peralta e Protetor para os atuais responsáveis pela Comdep e CPTrans. As respostas serão trazidas em uma nova convocação - na próxima semana -, que ainda será formalizada e votada em sessão na Câmara. "Eu entendo que a presença fiscalizadora da Câmara é não só boa para a população, como é pertinente para a própria Administração. São mais quinze pessoas nos ajudando a encontrar possíveis falhas. Quando você encontra a falha, você pode saná-las", enfatizou o secretário Elias Montes.

Entre os questionamentos de Mauro Peralta e Domingos Protetor estão: a contratação de MEI's para a CPTrans durante a Bauernfest, o quantitativo de engenheiros de tráfego no Governo Municipal, impacto financeiro e ambiental que está sendo levar o lixo do município para o aterro de Três Rios, número da atual produção mensal de lixo na cidade, local que estão sendo levado os entulhos que são recolhidos na cidade, o valor da dívida da Comdep, entre outros.

"Embora ele não tenha dado nossas explicações por não ter o corpo técnico, avalio a reunião como proveitosa. Já que ele ficou de responder por escrito todos os nossos questionamentos que não teve condição de responder. Na próxima terça nós vamos votar novamente um convite, para que o presidente da Comdep compareça. Cabe a nós continuar cobrando e se não vier as respostas, vamos ter que judicializar", afirmou Mauro Peralta.

Confusão

Para surpresa de Domingos Protetor e Mauro Peralta, mesmo não tendo sido aprovado o comparecimento, o ex-presidente da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) e atual candidato a vereador de Petrópolis, Leo França, compareceu à reunião. O vereador Gil Magno, que também participou da reunião, afirmou que realizou uma carta convite ao ex-presidente da Comdep, pois ele teria capacidade de responder aos questionamentos. Tal qual também enviou uma carta convite para o atual diretor administrativo da Comdep, Adilson Souto da Paz. Peralta e Domingos não aprovaram a permanência de Leo na reunião, então foi solicitado a saída do mesmo.

Questionado sobre o motivo de não trazer o atual presidente da Comdep, mas sim o ex-presidente, Elias Montes respondeu que os questionamentos estavam se referindo a um tempo passado, à época sob responsabilidade de Leo França. "Como a finalidade era trazer a realidade, nada melhor que aquele que viveu, do que o outro que está só analisando documentos [referindo a si mesmo]. E o nosso atual presidente da Comdep assumiu a pouco tempo. Não foi uma escolha tendenciosa", afirmou Elias.

"A ideia era trazer todas as respostas necessárias. Toda vez que a gente encontra alguma incoerência, a gente tem que enfrentar. E como enfrentar, senão, da melhor maneira possível: dando transparência e ouvindo todas as pessoas envolvidas no sistema", completou.