Por: Redação

Região Serrana se une para fortalecer o turismo regional

Em Petrópolis, turismo histórico atrai milhares de visitantes todos os anos. (Museu Imperial) | Foto: Thiago Alvarez

Os Conventions Bureaux de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Guapimirim se uniram para realizar evento com tema inédito: discutir como os títulos de "capital" dessas cidades podem ser utilizados para impulsionar o turismo na Região Serrana do Rio de Janeiro. O evento "Negócios e Turismo", em sua terceira edição, dia 24 de setembro, na Granja Brasil, é uma iniciativa conjunta dos quatro municípios, que buscam estratégias para promover o turismo local e atrair visitantes de todo o Brasil. Os principais players do mercado estão convidados para participar de uma rodada de negócios que encerrará o evento.

Petrópolis, conhecida como a "Cidade Imperial" e "Capital Estadual da Cerveja", é um dos principais destinos turísticos da região, atraindo turistas não apenas por sua rica herança histórica, mas também por suas diversas cervejarias artesanais. A cidade ostenta ainda os títulos de Capital Estadual do Canto Coral, Casamento, Produtos Orgânicos, Moda e Unidades de Conservação. Teresópolis, por sua vez, carrega o título de "Capital Nacional do Montanhismo", sendo um polo para os amantes de atividades ao ar livre e aventuras na Serra dos Órgãos e ainda é a Capital Estadual do Lúpulo, marcando território na produção de cerveja artesanal.

Nova Friburgo, que ostenta o título de "Capital Nacional da Moda Íntima" e oficializou o título de "Suíça Brasileira", dado pelo governo federal neste início de ano, é reconhecida por suas belezas naturais e clima europeu e é outro grande destaque da região. Já Guapimirim, com seu território majoritariamente em áreas de proteção ambiental, destaca-se como um destino ecoturístico, oferecendo um refúgio para os que buscam contato direto com a natureza.

A Região Serrana recebe, em média, entre quatro e cinco milhões de turistas por ano. Petrópolis é um dos principais destinos, atraindo cerca de 1,5 milhão de visitantes anualmente, enquanto Teresópolis, Guapimirim e Nova Friburgo também são destinos concorridos, contribuindo significativamente para esse total. Esse fluxo de turistas é impulsionado tanto pelo turismo histórico e cultural quanto pelas atrações naturais e ecológicas da região. As cidades envolvidas no evento fazem parte da Serra Verde Imperial, que se organiza com esse título também para ações em conjunto.

O presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir el Ghaoui, destaca a importância do evento: "Este encontro é uma oportunidade única para discutirmos como podemos integrar os títulos de capital das nossas cidades em uma estratégia de marketing regional. Queremos mostrar ao Brasil e ao mundo que a Região Serrana é um destino turístico completo, oferecendo desde história e cultura até aventura e natureza exuberante".

O evento contará com palestras e rodas de conversa, onde serão discutidas ideias e propostas para fortalecer ainda mais o turismo na região. A expectativa é que, ao final, sejam traçadas metas concretas para o desenvolvimento de um plano de ação que maximize o potencial turístico das quatro cidades, utilizando os títulos de capital como alavancas de promoção.

"Essa iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento do turismo na Região Serrana, demonstrando a união das cidades em prol de um objetivo comum: tornar a região um dos principais destinos turísticos do Brasil, conhecida não apenas por suas belezas naturais, mas também pelo valor cultural e histórico que cada município tem a oferecer", destaca Samir el Ghaoui.

O evento é realizado em parceria com o Sebrae, Federação dos Conventions e Visitors Bureau do Estado do Rio, Serra Verde Imperial e Centro de Convenções Granja Brasil e tem o apoio da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro.

As inscrições estão abertas pelo link https://forms.office.com/r/EazUw3UDLK. As vagas são limitadas.