Espetáculo circense "Fanfarra Komboio" circula pelo interior

Projeto passa pelas cidades de Paraíba do Sul, Magé e Petrópolis

Por Redação

Apresentações acontecem ao ar livre e gratuitas

Imagine uma apresentação de circo-teatro em uma kombi para toda a família. Essa é a proposta do projeto "Caminho do Riso", que vai realizar circulação do espetáculo "Fanfarra Komboio" pelas cidades de Paraíba do Sul, Magé e Petrópolis, nos dias 17, 18 e 24 de agosto, respectivamente. Todas as apresentações são gratuitas, realizadas às 10h30, e de classificação livre.

"Fanfarra Komboio" é um espetáculo itinerante, que mistura música, números circenses, danças e poesias, em um clima de descontração e brincadeiras. O elenco dos grupos Palhastônicos e Teatro Circense Andança percorre o trajeto de forma lúdica, relembrando e reverenciando os tradicionais cortejos circenses. Nas paradas estratégicas da atração, apresenta habilidades de perna de pau, malabares, acrobacias e monociclo.

O repertório é composto por músicas autorais e de domínio público oriundas das manifestações populares brasileiras, com uma atenção especial voltada para os ritmos de tradições como baião, xote, coco, ciranda, cacuriá, jongo, ijexá, dentre outros. Entre os instrumentos que incrementam a cantoria estão violino, violão, ukulele, sanfona, flauta, pandeiro, chocalho, zabumba, triângulo, caixa do divino e alfaia.

A kombi, veículo utilizado como cenário, palco e transporte durante o cortejo, conta com autonomia de energia que alimenta o equipamento de som, amplificando as vozes dos artistas e instrumentos musicais. O público pode acompanhar o "Komboio" ou assistir o cortejo passando de onde estiver.

Sobre o Projeto

Esta é a segunda edição do projeto "Caminho do Riso", contemplado pelo edital Retomada Cultural RJ2, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que tem como proposta espetáculos gratuitos realizados em espaços abertos (ao ar livre), em várias cidades do estado, com linguagem de fácil compreensão popular por meio da palhaçaria, teatro de rua, música e dança.

A programação conta também com apresentação do Coral dos Anjos e oficina de acessibilidade em projetos culturais, ministrada por Danilo Henriques, a ser realizada no dia 28, às 18h30, no Centro de Cultura Raul de Leoni, em Petrópolis.

Danilo Henriques é diretor e maestro do projeto social inclusivo Coral dos Anjos há 12 anos. Além disso, é ator e professor de canto e instrumentos, como violão e violino, ministrando aulas em instituições públicas, privadas e eventos há quase uma década, em Petrópolis e região.