Escolas municipais da região ficam abaixo das metas do Ibeb

Dados do Ministério da Educação foram divulgados nesta última quarta-feira

Por Gabriel Rattes

Ensino fundamental ainda não superou o impacto dos anos de pandemia

Por Gabriel Rattes

Nesta quarta-feira (14) foram divulgados os resultados de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os dados apresentados pelo Ministério da Educação (MEC), as cidades de Petrópolis, Nova Friburgo, Três Rios, Paraíba do Sul e Teresópolis não atingiram as metas estabelecidas na pesquisa de 2021 para as escolas municipais. Petrópolis atingiu a meta para o Ensino Médio, entretanto não conseguiu atingir o índice estabelecido pelo MEC para o Ensino Fundamental. Nova Friburgo, Teresópolis, Paraíba do Sul e Três Rios não atingiram as metas do Ensino Fundamental. Quanto ao Ensino Médio, não há registros de escolas municipais que atendam ao grau de escolaridade.

Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, o índice varia de 0 a 10. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. O índice é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

Petrópolis

Para os primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano), as escolas municipais de Petrópolis tinham a meta estabelecida de 6,2 para 2023. Com o resultado, a cidade alcançou apenas 5,7 (estando 0,5 abaixo). Quanto aos anos finais do fundamental (6º ao 9º ano), o MEC havia estabelecido a meta de 5,5, mas o resultado foi de 4,8 (0,7 abaixo). Quando analisadas as informações do ensino médio, a cidade superou em 0,9 a meta estabelecida pelo MEC, que era 4,2. Com os resultados, Petrópolis ocupa a 37ª posição dos anos iniciais no Estado do RJ e 27ª colocação nos anos finais.

Também foram disponibilizadas as informações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Comparado ao ano de 2021, a cidade aumentou de 5,77 para 5,98 na nota média padronizada dos anos iniciais do ensino fundamental e diminuiu de 5,26 para 5,22 nos anos finais do fundamental.

A Prefeitura de Petrópolis se manifestou ressaltando que a atual administração reconhece que ainda há muito o que avançar, porém vê de forma positiva os dados do Ideb.

Nova Friburgo

O MEC havia estabelecido uma meta de 6,7 para os primeiros anos do ensino fundamental das escolas municipais de Nova Friburgo, no entanto, a cidade chegou ao índice de 6,0. Quanto aos anos finais do fundamental a meta era de 6,1, mas o resultado foi 4,6, estando 1,5 abaixo do esperado. Quanto ao ensino médio, não há escolas municipais que atendem esse grau de escolaridade. Com os resultados, Friburgo ocupa a 18ª posição dos anos iniciais no Estado do RJ e 37ª colocação nos anos finais.

De acordo com as médias do Saeb, Friburgo aumentou a nota dos anos iniciais do fundamental. O que era 6,16 em 2021, aumentou para 6,72 em 2023. Já a média dos anos finais do fundamental diminuiu de 5,67 para 5,41.

Frente aos resultados a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo destacou que a A Secretaria Municipal de Educação, através da Subsecretaria de Gestão de Ensino e Aprendizagem, anualmente, desenvolve estratégias e estrutura seu planejamento a partir da criação de cronogramas de trabalho e ações específicas dos setores pedagógicos para conduzir as políticas públicas em prol da qualidade contínua da educação, investindo sempre em práticas de ensino inovadoras.

Teresópolis

As escolas municipais de Teresópolis tinham uma meta estabelecida pelo MEC de 6,1 para os anos iniciais do fundamental, mas o resultado obtido foi de 5,8. Quanto aos anos finais do ensino fundamental, a meta era de 5,7 e o resultado em 2023 foi de 4,5 (1,2 abaixo do esperado pelo Ministério da Educação). Quanto ao ensino médio, não há escolas municipais que atendem esse grau de escolaridade. Com os resultados, Teresópolis ocupa a 31ª posição dos anos iniciais no Estado do RJ e 42ª colocação nos anos finais.

Já a nota média do Saeb superou a última pesquisa nos anos iniciais do fundamental, atingindo 5,95 em 2023, enquanto havia alcançado 5,66 em 2021. Quanto aos anos finais do fundamental, a média diminuiu de 5,18 para 4,94.

A Secretaria de Educação de Teresópolis informou que está compilando os dados divulgados nesta quarta-feira (14) e assim que possível, enviará nota oficial com avaliação sobre os resultados obtidos pelas unidades escolares.

Questionada sobre as medidas tomadas para melhorar o ensino na cidade, respondeu: "14 unidades novas, entre reformas (com ampliação) e aquisições de imóveis para instalação de sedes próprias; ampliação do número de mais de mil vagas em creches; instalação de internet de alta velocidade nas escolas municipais; 1,4 mil novos computadores nas unidades escolares; 90 laboratórios de informática; entrega de cerca de 7 mil tablets para as escolas para trabalho pedagógico com os alunos; contratação de 700 professores (entre concursados e contratados); e implantação do Programa de Tempo Integral em 20 escolas, com merenda garantida e atividades esportivas incluídas no dia a dia, beneficiando mais de 2 mil alunos. Pontuando que, até 2018, o município tinha apenas uma escola em tempo integral", disse a Secretária.

Três Rios

Em Três Rios, também houve uma queda quanto a expectativa para os anos iniciais do fundamental. A cidade atingiu o índice de 5,9, enquanto a meta era de 6,1. Já para os anos finais do fundamental, a meta era de 5,9 e a cidade atingiu apenas 4,7 (1,2 abaixo do esperado). Quanto ao ensino médio, não há escolas municipais que atendem esse grau de escolaridade. O último registro que há é de 2017, quando a cidade alcançou uma nota 4,3. Com os resultados, Três Rios ocupa a 25ª posição dos anos iniciais no Estado do RJ e 32ª colocação dos anos finais.

As médias do Saeb superaram o ano de 2021 em ambas as fases do ensino fundamental. Nos anos iniciais, em 2021 foi registrado uma média de 5,03, enquanto na nova pesquisa a cidade atingiu 6,07. Quanto aos anos finais, em 2021 foi registrado uma média de 4,68, em 2023 o índice aumentou para 5,09.

Procurada, a Prefeitura informou que desde o ano passado, medidas de aceleração, recomposição de aprendizagem e dos pactos nacionais de alfabetização e da escola de tempo integral vêm sendo adotadas. "Três Rios subiu da posição 83 para 25 nos anos iniciais. O maior crescimento de todo o estado, subindo quase 60 posições. Isso nos proporciona a segurança de saber que estamos no caminho certo para tomar o rumo da educação de Três Rios, aos melhores patamares do Brasil", disse.

Paraíba do Sul

O município de Paraíba do Sul tinha uma meta de 6,1 para os anos iniciais do ensino fundamental. Entretanto, foi registrado um índice de 5,4. Já para os anos finais do fundamental, a meta era de 5,8 e o resultado final obtido foi de 4,5 (1,3 abaixo do esperado). Quanto ao ensino médio, não há escolas municipais que atendem esse grau de escolaridade. Com os resultados, Paraíba do Sul ocupa a 51ª posição dos anos iniciais no Estado do RJ e 41ª colocação dos anos finais.

Assim como Três Rios, a nota média do Saeb superou 2021 em ambas as fases do ensino fundamental. Os anos iniciais registraram um índice de 5,59, enquanto o resultado de 2021 foi 5,25. Já os anos finais do fundamental aumentaram de 4,94 para 5,03.