Eleições: candidatos de Petrópolis terão inserções apenas nas rádios
Começa nesta sexta-feira (30) a propaganda eleitoral gratuita, que será veiculada até o dia 3 de outubro para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2024, que acontece no dia 6 de outubro. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Petrópolis, as transmissões serão realizadas exclusivamente nas rádios. As transmissões nas rádios irão acontecer das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Os partidos também têm direito a 70 minutos diários para a divulgação de seus candidatos e propostas ao longo da programação.
Nesta semana foi divulgado pela Justiça Eleitoral a escala de propaganda gratuita em rede para a rádio em Petrópolis. A coligação "Petrópolis Renovando com Experiência e Credibilidade", do candidato Hingo Hammes (PP), será a com o maior tempo de transmissão, variando entre 4:59 e 5:01. Em seguida, está a coligação "Para Petrópolis Seguir Avançando", do candidato Rubens Bomtempo (PSB), variando entre 03:29 a 03:31.
A coligação "Renova Petrópolis", do candidato Eduardo do Blog (REPUBLICANOS) é a terceira com mais tempo de transmissão, tendo um minuto. Já a federação PSOL-REDE, do candidato Yuri Moura (PSOL-REDE), terá 30 segundos. O partido do candidato Doutor Santoro (NOVO) não aparece na listagem divulgada pelo TRE.
Tanto a propaganda em rede (bloco) quanto o tempo de inserções são divididos entre os partidos uma parte de forma igualitária (10%) e outra de acordo com a representação de cada partido na Câmara dos Deputados (90%).
Também foi realizado o sorteio da ordem de aparição dos candidatos a prefeito para o primeiro dia de propaganda. Nos dias seguintes, o último passa a ser exibido por primeiro, formando um rodízio até o último dia. A ordem de veiculação em Petrópolis ficou definida com a coligação "Renova Petrópolis" em primeiro, seguida da federação PSOL-REDE, depois a coligação "Para Petrópolis Seguir Avançando" e finalizando com a coligação "Petrópolis Renovando com Experiência e Credibilidade".
Inserções
Ao longo da programação diária, também é obrigatório que as emissoras reservem 70 minutos diários para inserções de 30 e 60 segundos, entre as 5h e a 00h. As inserções serão distribuídas na proporção de 60% para o cargo de prefeito e 40% para o de vereador. Na cidade, a coligação de Hingo Hammes (PP) terá 20 minutos e 58 segundos de tempo de inserção; coligação de Rubens Bomtempo (PSB) terá 14 minutos e 39 segundos; do Eduardo do Blog (REPUBLICANOS) terá quatro minutos e doze segundos; e a federação de Yuri Moura (PSOL-REDE) terá dois minutos e nove segundos de inserção.