Em sabatina, Yuri defende renovação para a juventude

TV Correio da Manhã faz série de entrevistas com candidatos de Petrópolis

Por Redação

Candidato Yuri Moura (PSOL-Rede) no Correio Petropolitano Debate

Durante esta semana os cinco candidatos à Prefeitura de Petrópolis, participam das sabatinas realizadas pela TV Correio da Manhã. As entrevistas são feitas no programa Correio Petropolitano Debate, às 12h, com a condução do jornalista e âncora, Richard Stolzenburg. Nesta segunda-feira (30), o candidato do PSOL-Rede, Yuri Moura, foi o entrevistado. Nesta terça-feira (01), será a vez de Eduardo do Blog do Republicanos, e quem fecha a sabatina na quarta-feira (02), é o candidato Rubens Bomtempo do PSB.

A programação tem transmissão ao vivo pelo canal 16 Speed Fiber, e pelas redes sociais da TV Correio da Manhã, no Youtube e Facebook.

O Correio traz alguns dos pontos principais levantados pelo candidato, Yuri Moura (PSOL-Rede), durante a sabatina nesta segunda-feira. Yuri iniciou sua apresentação expressando que Petrópolis precisa de uma renovação, para que os jovens petropolitanos enxerguem na cidade um local para que possam se desenvolver e crescer profissionalmente. Além disso, reforçou que, caso seja eleito, pretende melhorar os setores básicos como saúde, educação, entre outros.

Economia

Para economia o candidato visa buscar recursos de entidades públicas federais e estaduais para que assim, o município possa liquidar as dívidas adquiridas pela atual gestão. "Vou buscar o Governo Federal e Estadual, para que possamos trazer mais recursos e fazer com que essa penúria financeira possa ser cessada", disse.

Outro ponto levantado pelo o candidato foi a possibilidade de buscar apoio internacional. "Tem muito projeto do 'Fundo do Clima', por exemplo, para uma cidade como a nossa, que precisa de prevenção a tragédia, que precisa de política habitacional. Tem recurso no Banco Mundial, e até mesmo o recurso da ONU", declarou.

Alinhado às medidas mencionadas, a gestão pretende criar parcerias públicas e privadas. Além disso, um ponto chave para Yuri é poder fazer justiça fiscal, onde a gestão vai fiscalizar a questão dos pagamentos de IPTU e outros impostos.

Transporte Público e Mobilidade Urbana

A gestão pensa em criar um "Plano Diretor", e a partir dele organizar cada plano setorial que integra a mobilidade urbana, levando em consideração outros meios de veículos como a bicicleta, então, será feito um planejamento cicloviário. Outra questão apontada por Moura, é a necessidades de obras, como a duplicação da ponte de Bom Sucesso, ampliação de rotas de entradas e saídas da BR-40 em Itaipava, a criação de uma rotatória na entrada do Castelo São Manuel e a implementação da rotatória no Carangola.

Saúde

Em relação à saúde, Yuri entende que é uma questão urgente para o município. Sendo assim, afirmou que, se eleito, vai reafirmar e ajustar o contrato com o Hospital Santa Teresa. Segundo o candidato, a gestão pretende firmar uma parceria com o Governo Federal para que possa manter o funcionamento da ala do SUS na instituição.

Também planeja realizar um mutirão de saúde nos bairros e ampliar o terceiro turno nas Unidades Básicas de Saúde e nos Postos de Saúde da Família, para que seja possível ter consulta, exame e atendimento especializado, em uma grade de horário maior.

Prevenção de tragédias

Para a prevenção de Tragédias socioambientais, o candidato objetiva estruturar os pontos de apoio, e mobilizar os Núcleos Comunitários da Defesa Civil, além de ampliar o monitoramento de riscos da cidade. E o ponto chave das propostas é o projeto de melhoria habitacional.

Educação

Na educação, Yuri Moura tem como prioridade valorizar os profissionais do setor, promover novos concursos públicos para a área. Busca também ampliar o número de vagas em creches e criar a "Escola Bairro" para reforçar o desenvolvimento escolar dos alunos, além de implantar projetos culturais e esportivos voltados para os alunos. Além disso, o candidato visa introduzir nas unidades o turno integral e polos profissionalizantes.