Por: Redação

Sabatina: Bomtempo fala de reconstrução pós-chuvas

Candidato à reeleição Rubens Bomtempo (PSB) | Foto: Reprodução/TV Correio da Manhã

Durante esta semana os cinco candidatos à Prefeitura de Petrópolis, participaram das sabatinas realizadas pela TV Correio da Manhã. As entrevistas foram realizadas no programa Correio Petropolitano Debate, às 12h, com a condução do jornalista e âncora, Richard Stolzenburg. O candidato que fechou a sabatina, nesta quarta-feira (02), foi Rubens Bomtempo do PSB, que tenta a reeleição. A entrevista completa pode ser conferida na página da TV Correio da Manhã no Facebook e Youtube.

O Correio traz alguns dos pontos principais levantados pelo candidato, Rubens Bomtempo (PSB), durante a sabatina nesta quarta-feira. Rubens iniciou a apresentação falando sobre o atual mandato especificando que em 2022 as prioridades mudaram devido a tragédia socioambiental. "Houve uma inversão realmente de prioridades, quando vieram as chuvas do dia 15 de fevereiro e as chuvas do dia 20 de março, o foco foi atuar diretamente no socorro às vítimas, sobretudo na reconstrução das áreas atingidas", revelou. Apesar da declaração, o candidato disse que ainda há muita coisa para ser feita em relação à reconstrução das áreas de risco afetadas.

Economia

No setor econômico, sobre o reajuste do Índice de Participação do Município no ICMS (IPM-ICMS), Rubens disse que vai restabelecer a boa relação com a empresa GE Celma, visando balancear os interesses do município. "É bom lembrar que a GE Celma é nossa, pertence ao município, é uma empresa genuinamente petropolitana e tenho certeza que, com isso, a gente vai aumentar novamente o nosso índice de participação e vai conseguir fazer frente às despesas necessárias", disse.

Outro ponto levantado foi a continuidade de medidas que vêm sendo tomadas na gestão atual, como o aumento da arrecadação do imposto de renda retido na fonte, e também da arrecadação de IPTU, dos impostos próprios. O foco também é estreitar ainda mais os laços com o Governo Federal para a captação de recursos, não só de emendas parlamentares, mas também de chamamentos e editais públicos. O fortalecimento da lei de incentivos fiscais é um ponto alto para gestão, segundo Rubens, que entende que esse setor pode ser atrativo para que empresas se instalem na cidade.

Transporte Público e Mobilidade Urbana

Caso reeleito, Bomtempo pensa em implementar algumas das soluções apontadas pelo estudo realizado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que analisou o sistema de transporte público e a mobilidade do município. Segundo o candidato, o maior gargalo apontado neste estudo é ao longo da União Indústria, na entrada do Carangola, de Correas, trechos de Bom Sucesso e, sobretudo, Itaipava como um todo. Com isso, visa captar recursos, para serem aplicados em projetos de duplicação da ponte do Arranha-céu, construção de uma nova ponte ao lado do Horto Municipal, rotatória do Carangola e outras revitalizações que visam a melhoria da mobilidade urbana regional.

Saúde

Em relação à saúde, Rubens disse que entende que o Hospital Santa Teresa é uma unidade estratégica que ajuda manter a qualidade de saúde pública, mas a prioridade da gestão é a implementação de melhorias ainda maiores no Hospital Alcides Carneiro. Outra medida, considerada o ponto chave para o candidato é a transformação da Casa da Previdência em uma extensão do Alcides Carneiro.

Prevenção de tragédias

O candidato apontou que a gestão vai continuar investindo no trabalho que já vem sendo realizado junto a Defesa Civil, reforçando a comunicação entre os Núcleos de Defesa Civil e a população. Também pensa em investir em obras de prevenção nas comunidades que possuem áreas de risco, como o Caxambu. Pensam também, em dar continuidade no processo de dragagem dos rios e buscar recursos federais para serem destinados à pasta.

Educação

Na educação, Bomtempo prioriza a criação de políticas públicas para incrementar melhorias que buscam o desenvolvimento dos alunos e profissionais. O candidato visa implementar em Petrópolis instituições de ensino de formação continuada, focando em novas tecnologias.