Projeto debate questões ambientais nas comunidades
TJNS nos Territórios vai promover encontros com moradores
Por Leandra Lima
O Instituto Todos Juntos Ninguém Sozinho (TJNS), em conjunto com a Casa Fluminense, vai promover a ação "TJNS nos Territórios", buscando levar conhecimentos relevantes ligados às pautas climáticas para cinco comunidades da cidade de Petrópolis, sendo elas: Caxambu, Comunidade do Neylor, Vila Rica, Quilombo da Tapera e Posse. O circuito nas diferentes regiões conta com aulas sobre 'Racismo Ambiental' e 'Justiça Climática'.
Os debates giram em torno de temas considerados essenciais para o entendimento de como as crises climáticas afetam a vida de cada indivíduo, seja ela na esfera da saúde física e mental e no ambiente de convívio. Além disso, serão distribuídas cartilhas, que apresentam temáticas sobre como se engajar na pauta climática, o primeiro encontro está previsto para o próximo sábado (19), das 14h às 16h, no Quilombo da Tapera.
O Instituto reforçou que o projeto veio descentralizar o debate e levar as discussões sobre os impactos das mudanças climáticas diretamente para os bairros da cidade, que ainda carregam vestígios de uma das suas maiores tragédias socioambientais em 2022, que deixou 4 mil desabrigados e 235 mortos, e da recente que aconteceu em março deste ano, deixando quatro mortos e 188 desalojados.
Segundo Pamela Mércia, pós-graduanda em Política Climática e Diretora Executiva do Instituto Todos Juntos e Ninguém Sozinho, a concepção do "TJNS nos Territórios" foi pensado nos pedidos das lideranças locais que sempre solicitaram a atuação do grupo nos espaços deles. "Não tinha recurso para realizar uma grande intervenção, e com a aprovação no Edital Agenda 2030 da Casa Fluminense, agora conseguimos. A comunidade vai mobilizar os moradores e realizaremos as aulas e diálogos nos espaços de atividades dos bairros", disse.
Agenda
Os encontros que serão realizados em outubro estão previstos para: segunda-feira (21) - Caxambu, das 19hs às 21h; e quarta-feira (30) - Vila Rica, das 19hs às 21h. Em novembro fica para o sábado, 23, na Posse, das 9h às 12h. A última intervenção, será no sábado, 7 de dezembro, na Comunidade do Neylor, das 9h às 12h.