Preparação das urnas para o 2º turno

Por Redação

Urna eletrônica utilizada nas eleições sendo aberta para as auditorias que foram realizadas

O polo eleitoral de Petrópolis iniciou, nesta quarta-feira (16), a preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. O processo, que deve ser concluído até 23, envolve cerca de 900 urnas, passando por duas fases principais: a de geração de mídia e a de carga e lacração.

Na fase de geração de mídias, dados essenciais são gravados em dispositivos semelhantes a pen-drives. No segundo turno serão criadas apenas mídias de resultado de votação, contendo dados das chapas dos candidatos à prefeitura, como nome, foto e número de urna. Durante a cerimônia de preparação, esses dados são inseridos nas urnas e representantes das entidades fiscalizadoras, como partidos políticos, OAB, Ministério Público, Polícia Federal, entre outros, podem acompanhar e auditar o processo, garantindo a transparência e a confiabilidade do procedimento. Após a inserção dos dados, as urnas também passam por testes para assegurar que estejam funcionando corretamente.

Com a configuração e os testes concluídos, todas as portas de acesso físico das urnas são lacradas com selos especiais da Casa da Moeda do Brasil, que possuem propriedades químicas que inibem tentativas de violação, indicando imediatamente qualquer remoção.