Comemoração pela vitória lota Centro de Petrópolis

Nas redes sociais, autoridades parabenizaram Hingo Hammes

Por Redação

Centenas de apoiadores se reuniram na Praça Dom Pedro no Centro Histórico

A vitória expressiva nas urnas do candidato do Progressistas Hingo Hammes em Petrópolis, foi comemorada por políticos e apoiadores em uma grande festa no Centro Histórico de Petrópolis e também pelas redes sociais. Autoridades e políticos se manifestaram parabenizando a conquista do parlamentar que assumirá o cargo de prefeito no Executivo Municipal de Petrópolis em janeiro de 2025.

Hingo foi eleito com 108.306 (74,74%) votos válidos, derrotando assim, o candidato do PSOL, o deputado estadual Yuri Lucas, que conseguiu 36.611 (25,26%) votos. O resultado foi considerado como a maior diferença de votos entre candidatos durante o 2° turno na história da cidade, com 71.635 votos. Ao todo, foram registrados 154.664 votos, destes 144.917 votos válidos, 8.059 (5,11%) votos nulos e 4.688 (2,97%) em branco.

Hingo, que tem como vice Albano Batista Filho - Baninho ( PL), venceu com a coligação "Petrópolis renovando com experiência e credibilidade", formada pelos partidos PP, PL, PRD, MOBILIZA, MDB, União e DC.

O deputado estadual, Sérgio Fernandes (PSD), também se manifestou nas redes sociais e esteve presente na comemoração, após o resultado, que aconteceu na Praça Dom Pedro, no Centro Histórico. "Domingo da vitória com meu amigo e agora prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes! Com uma expressiva conquista de 74,74% dos votos, essa vitória representa a mudança, a transformação e o diálogo olho no olho que a cidade merece. Não tenho dúvidas de que, com o fim do processo eleitoral, a responsabilidade cresce, e vamos juntos seguir trabalhando incansavelmente pelo futuro de Petrópolis, ao lado de quem acreditamos e confiamos na capacidade de gestão", disse.

Bernardo Rossi, ex-prefeito da cidade, que atua hoje como secretário de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, destacando que o prefeito eleito fez uma campanha limpa. "Quero parabenizar o prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes, pelos mais de 108 mil votos! Hingo fez uma campanha limpa, sem ataques aos adversários e apresentando propostas para melhorar a vida da população da cidade. Desejo que os próximos quatro anos de gestão sejam focados na nossa cidade e nas pessoas que aqui vivem", expressou.

Além deles, outras figuras do meio político demonstraram apoio, sendo eles: o prefeito de Campos Goytacazes, Wladimir Garotinho (PP), Luiz Felipe Amaral Carvalho, subsecretário de Grandes Eventos do Estado, o deputado federal, Hugo Leal (PSD) e o ex-deputado estadual Marcus Viníciu.

PP repercute a vitória

O presidente nacional do Partido Progressista (PP), o senador Ciro Nogueira parabenizou Hingo pela vitória. Em nota, o PP-RJ disse que é do Progressistas a maior vitória entre as 51 cidades do país que disputaram o segundo turno das eleições de 2024. E ainda parabenizou o candidato eleito: "Parabéns, prefeito eleito! Hingo é o 17° prefeito que vai administrar cidades do RJ a partir de 2025", trecho da nota.

Já o presidente estadual do Partido, deputado federal Dr. Luizinho, enfatizou nas redes sociais a importância da conquista. "Parabéns, Hingo Hammes! É uma enorme satisfação ver a vitória do Progressistas com o novo prefeito eleito de Petrópolis. Sua trajetória e compromisso com a cidade nos enchem de orgulho e mostram a força do nosso partido em trabalhar por um futuro melhor. Estamos juntos para construir uma gestão de progresso e avanços para Petrópolis! Conte sempre com o nosso apoio", disse.

Parlamentares municipais

De 15 vereadores eleitos para governarem no próximo quadriênio, nove apoiaram e parabenizaram Hammes. Dentre os apoiadores, seis fazem parte da chapa do eleito, sendo eles: Dudu (União), Fred Procópio (MDB), Gilda Beatriz (PP), Wesley Barreto (PRD), Dr. Aloisio Barbosa (PP) e Marquinhos Almeida (PP).

Fred Procópio, que estava presente na comemoração da vitória, declarou que o ato é uma virada geracional. "A gente vem de 24 anos alternando Rubens e Paulo Mustrangi, uma geração anterior à nossa, políticos tradicionais de esquerda, e agora ganha a eleição um bloco de centro e centro-direita, que é mais ou menos o perfil eleitoral da cidade. E agora a gente vira essa geração, é uma votação muito expressiva, resultado de um trabalho muito forte em 2021 como prefeito interino, e de um grupo político jovem, do bem, trabalhador, que veio ocupar o espaço que a cidade tem e procurava a liderança para isso, e agora com o Hingo, acredito que ocupe esse espaço", enfatizou.

Outros dois apoiadores que se elegeram nessas eleições, Tiago Leitte (PSD) e Junior Paixão (PSDB), comemoraram o resultado. Outros dois parlamentares, Marcelo Chitão (PL) e Marcelo Lessa (PL), que ainda estão em mandato, mas não se reelegeram, participaram da comemoração da vitória, expressando que Petrópolis viverá um novo ciclo.