A Câmara Municipal rejeitou uma moção que defendia o fim da escala 6x1, proposta pela Vereadora Júlia Casamasso, na sessão de quinta, 14. Com 4 votos contra, 3 votos a favor e 8 abstenções, a moção não obteve aprovação dos parlamentares, e tinha como objetivo apoiar a mobilização nacional em defesa da redução da jornada de trabalho, em pauta no Congresso Nacional. Ao apresentar a moção, a vereadora Júlia destacou os impactos negativos da jornada de trabalho na vida dos trabalhadores, enfatizando que jornadas exaustivas comprometem a saúde física e mental, além de afetarem a convivência familiar. “A escala 6x1 limita a vida dos trabalhadores ao trabalho, privando-os de tempo com a família e o lazer. Precisamos lutar por uma legislação que valorize o tempo de vida das pessoas”, argumenta a vereadora.
Por: Redação
PETROPOLITANAS: Vereadores votam contra moção de apoio ao fim da escala 6x1
Movimento 'Vida Além do Trabalho'
A moção visava reforçar o coro iniciado pelo movimento Vida Além do Trabalho (VAT), que reuniu aproximadamente 2,3 milhões de assinaturas em uma petição para o fim da escala 6x1. A campanha visa pressionar parlamentares a apoiarem uma proposta de emenda à constituição (PEC), que modifica essa jornada. A PEC já conta com cerca de 200 assinaturas na Câmara dos Deputados. A expectativa era que a Câmara Municipal enviasse a moção aos deputados federais do Rio de Janeiro, solicitando apoio à tramitação da PEC, mas com a rejeição da proposta, essa manifestação não será encaminhada. "Hoje ficou claro quem são os vereadores que estão do lado dos trabalhadores", lamenta Júlia.
Orquestra Teatro Imperial realiza audições para projeto
Foram realizadas na última segunda-feira (11), as audições para a Orquestra Teatro Imperial, grupo de prática colaborativa com músicos petropolitanos coordenados pelos maestros Felipe Galdino e Raphael Muniz. Na oportunidade, os candidatos passaram por entrevistas, avaliação de conhecimento musical e domínio do instrumento. "Esse projeto faz parte de uma iniciativa para uma prática de conjunto mais intensa e profunda na nossa cidade. O intuito é trazer músicos de Petrópolis, pra gente fazer esse trabalho juntos, enriquecendo a cultura local e contribuindo para o fortalecimento da nossa identidade aqui em Petrópolis", destaca o maestro Felipe Galdino
Grupo vai contar com ensaios semanais
Com uma boa adesão do público-alvo, o projeto vai revelar nos próximos dias, quais foram os escolhidos para compor o grupo, que vai contar com ensaios semanais gratuitos todas às segundas-feiras, a partir das 19h, no Teatro Imperial. A ação faz parte de uma série de atividades gratuitas promovidas pelo Teatro Imperial, com o patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei do ICMS.
Bramil propõe campanha de natal
A rede de supermercados Bramil receberá até o dia 20 de dezembro cartinhas, de qualquer pessoa, com pedidos para o Papai Noel. Basta escrever o que deseja ganhar, depositar a cartinha na urna e torcer para ser o escolhido. A entrega dos presentes será feita a partir do dia 23 de dezembro. Vale ressaltar, que é necessário colocar nome, endereço e telefone de contato nas cartinhas.