Por: Hugo Petersen

Buraco na Rua do Imperador gera risco para moradores e comerciantes

Moradores chegaram a colocar uma caixa de madeira para alertar | Foto: Marlus Renato/TVC

Um buraco na calçada na Rua do Imperador, uma das principais vias do Centro Histórico de Petrópolis tem atrapalhado o dia-a-dia de moradores e visitantes. O defeito na via, está localizado próximo ao sobrado que pegou fogo no dia 14 de junho deste ano. Na época, o lado ímpar na altura do Obelisco até a Rua Paulo Barbosa precisou ser interditado. A falta de manutenção no trecho também coloca em risco a integridade da população.

Cláudia Conceição é Guarda Civil aposentada e disse estar indignada com a situação. "Eu acho uma vergonha, né? O Centro Histórico onde circulam crianças, idosos, turistas, dentre outras pessoas, sem o mínimo de manutenção. Isso pode resultar em um grave acidente", disse.

A também aposentada Isabel Texeira usa bengala e muitas vezes precisa da ajuda das filhas para conseguir se locomover com segurança em diversos trechos da cidade. Um dos principais medos dela é justamente cair em algum buraco. "Tenho muito medo porque eu já ando de bengala e devagar", afirmou.

Raquel Leonardo é gerente de uma loja de modas, que fica ao lado dos imóveis que pegaram fogo no Centro Histórico. "O buraco surgiu depois do incêndio que ocorreu no sobrado. Inicialmente ele era pequeno, mas com o passar do tempo ficou ainda maior", disse. Ainda de acordo com Raquel, a situação pode ficar ainda pior no período de chuva forte. "Com essas chuvas mais pesadas a gente não sabe como ele vai ficar, pode ser que esse buraco aumente", comentou.

Moradores posicionaram uma caixa de madeira, para tapar o buraco, e evitar que alguém prenda o pé no local. Mesmo assim, no tempo em que a reportagem estava sendo feita, diversas pessoas quase tropeçaram no objeto. Questionada sobre o problema, a Prefeitura de Petrópolis ainda não informou se fará reparos no local.