A primeira lixeira reciclável de Petrópolis foi instalada neste sábado (23), na Estrada do Catobira, em Petrópolis. A iniciativa é da Opensat Soluções, que lidera um projeto inovador e preocupado com o meio ambiente, com o apoio da CRAS Madeira, Ita Verde, ICMBio, APA Petrópolis e Nosso Jardim Plantas Ornamentais. A instalação da lixeira marca um avanço na conscientização ambiental e no cuidado com os espaços públicos da cidade, que estão abandonados pelo Governo Municipal. A lixeira foi instalada no viaduto do Catobira, ao lado de uma caçamba previamente revitalizada pela Opensat, reforçando o compromisso da iniciativa com a limpeza urbana e a sustentabilidade.
O projeto da Opensat, sem fins lucrativos e independente de apoio governamental, começou em 2022 e se compromete com ações de limpeza, revitalização de caçambas de lixo e instalação de câmeras de monitoramento para coibir o descarte irregular de entulhos. Até o momento, 16 locais foram beneficiados com a revitalização das caçambas e jardinagem, que transforma áreas antes tomadas pelo lixo em espaços mais verdes e sustentáveis.
"Nossa missão vai muito além de instalar lixeiras ou revitalizar espaços. Queremos transformar a maneira como as pessoas enxergam o lixo. Cada resíduo descartado corretamente é uma oportunidade de gerar renda para famílias, preservar o meio ambiente e construir uma cidade mais limpa e consciente", afirma Cesar Magno, gestor da Opensat.
A lixeira reciclável, inédita na cidade, possui compartimentos para o descarte correto de papel, plástico, metal e vidro, além de recipientes exclusivos para tampinhas de garrafa plástica, instaladas em parceria com a APA Petrópolis. A iniciativa coleta tampinhas que são trocadas por recursos destinados à doação de cadeiras de rodas e ração para animais resgatados pela associação.
Petrópolis rumo ao "Lixo Zero"
A Opensat, gerida por Cesar Magno, que também é embaixador do projeto Lixo Zero em Petrópolis, busca expandir o alcance dessa iniciativa. A meta é instalar lixeiras recicláveis em todos os pontos revitalizados e seguir expandindo o monitoramento e a revitalização em outros bairros. "Queremos que Petrópolis se torne referência em sustentabilidade e descarte consciente, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença. A questão do lixo não é apenas um problema da prefeitura, é uma responsabilidade de todos nós. Cada resíduo colocado no lugar correto pode mudar vidas, gerando renda para quem trabalha com reciclagem", destaca Magno.