Por: Hugo Petersen

Meteorologista apresenta as tendências climáticas para dezembro em Petrópolis

Expectativa é de chuva dentro da média histórica na Região Sudeste | Foto: William Bittencourt

Por Hugo Petersen

O mês de dezembro começou com grandes mudanças na temperatura no estado do Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, dia 28 de novembro, a cidade do Rio de Janeiro atingiu um nível de calor 3, com temperaturas entre 36°C e 40°C. Porém, no início desta semana, o tempo mudou, com uma queda nas temperaturas e alteração nas condições climáticas. Essa mudança deve continuar até quinta-feira, 5 de dezembro.

A meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), falou sobre o clima esperado para a semana. "Hoje (3), uma frente fria está avançando pelo litoral e vai manter o fluxo de umidade na região. Nos dias 4 e 5 de dezembro, uma área de baixa pressão, chamada de cavada atmosférica, vai atuar perto do litoral, trazendo muita nebulosidade e chuvas contínuas", explicou.

A previsão é de que a chuva diminua na quinta-feira (5) e que o tempo comece a melhorar, com o sol aparecendo e o clima ficando mais firme na sexta-feira (6). Apesar dessa expectativa de tempo estável no fim da semana, Anete destaca que a previsão para dezembro no estado do Rio de Janeiro é diferente. "Dezembro é um dos meses mais chuvosos do ano e o mais chuvoso da Região Serrana do Rio de Janeiro. A média histórica de chuvas neste período é de 260mm a 300mm, com base nos dados registrados entre 1991 e 2020", informou.

Ela ainda explicou o motivo de tanta chuva nesse período. "Normalmente, é quando as zonas de convergência do Atlântico Sul se tornam mais frequentes. Isso cria uma faixa de nebulosidade que se estende do norte de Minas Gerais até o Rio de Janeiro", disse. Esse fenômeno provoca grandes volumes de chuva e também mantém as temperaturas mais baixas, já que a nebulosidade impede o sol de aquecer o clima, fazendo com que o mês tenha muitos dias nublados.

A meteorologista também afirmou que a previsão para este mês é de chuvas dentro da normalidade para a Região Sudeste, com precipitações regulares, mas dentro da média histórica. "Em 2023, a primavera foi mais seca, e a estação chuvosa só chegou no final de dezembro. Neste ano, a previsão é que o clima comece a se comportar de forma mais normal, com chuvas frequentes já em dezembro", concluiu.