Por: REDAÇÃO

PETROPOLITANAS: Hingo Hammes anuncia secretário de Defesa Civil

Guilherme comandou destacamentos em Itaipava e Três Rios | Foto: Divulgação

O prefeito eleito de Petrópolis, Hingo Hammes, anunciou nesta quarta (11) o Tenente-Coronel Bombeiro Militar, Guilherme Costa de Souza Moraes, como o novo secretário de Proteção e Defesa Civil do município. Com uma trajetória marcada por dedicação e excelência, Moraes assume o cargo trazendo sua ampla experiência em gestão de riscos e respostas a emergências e prevenção de desastres naturais adquirida ao longo de mais de 20 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), fortalecendo assim a capacidade técnica do órgão.

 

Formação acadêmica e carreira

Formado pela Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II, Guilherme construiu uma carreira consolidada em funções estratégicas. Ele comandou destacamentos em Itaipava e Três Rios, sendo responsável por liderar operações importantes, incluindo a tragédia de 2011. Além disso, exerceu papéis relevantes como Subdiretor do Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais da Secretaria de Estado de Defesa Civil (CEMADEN-RJ), Subcomandante Administrativo e Operacional do Grupamento Operacional do Comando Geral (GOCG) e Chefe do Estado-Maior do Comando de Bombeiro de Área da Região Serrana (CBA II).

Técnica revolucionária no tratamento cardiovascular

Procedimento foi realizado no Hospital Santa Teresa (HST) | Foto: Divulgação

Importantes avanços na medicina cardiovascular em Petrópolis foram alcançados, neste último final de semana, durante um procedimento no Hospital Santa Teresa (HST). Foi realizada a primeira ablação de fibrilação atrial por campo pulsado (PFA) na Região Serrana. A técnica, considerada a mais moderna no tratamento da fibrilação atrial, foi conduzida por uma equipe de Cardiologia do HST, contando com a participação do médico petropolitano Dr. Tayene Quintella, especialista em arritmias.

"É um sonho realizado trazer para minha cidade natal um tratamento que é referência mundial. A ablação por campo pulsado é uma técnica mais segura e mais ágil, que oferece aos pacientes um cuidado diferenciado e inovador. Realizar esse procedimento aqui é um marco para a saúde da região", destaca Dr. Tayene Quintella.

Ablação por campo pulsado

A ablação por campo pulsado utiliza um campo elétrico gerado na ponta do cateter para isolar as veias pulmonares sem a geração de energia térmica. Essa abordagem reduz uma série de complicações, dificuldades e limitações presentes em outras tecnologias, garantindo maior precisão e menor impacto nos tecidos saudáveis. Dessa forma, o método diminui os riscos e acelera o tempo de recuperação dos pacientes em comparação aos procedimentos tradicionais. O cardiologista que se especializou na técnica durante um treinamento na Espanha, já realiza o procedimento há cinco meses como parte da equipe da Rede D'Or no Rio de Janeiro e, agora, trouxe essa inovação para Petrópolis.