A UNITA - Unidos por Itaipava manifestou preocupação com a expectativa dos prazos de conclusão das obras da nova pista de subida da serra após a conclusão da concessão da BR-040. O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o processo de licitação proposto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para a rodovia e segundo o movimento, o edital será lançado na próxima quinta-feira (19) pelo Ministério dos Transportes. A estimativa é de que a concorrência seja concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem. As obras, no entanto, divididas em lotes, iniciarão apenas em 2028. A nova pista de subida da serra, por exemplo, só deve ficar pronta em 2030.
Para a UNITA, entidade formada por empresários, a demora no processo de concessão afeta diretamente a mobilidade em Itaipava, onde a ligação entre a BR-040 e a Estrada União e Indústria é essencial para aliviar o tráfego urbano e garantir uma circulação eficiente. "Essas conexões são fundamentais para o dia a dia do distrito, servindo como rotas de escape entre uma via expressa e uma malha urbana que já sofre com congestionamentos frequentes", destaca Alexandre Plantz, presidente da UNITA.
A importância da BR-040 vai além da mobilidade. O trecho é estratégico para a economia de Petrópolis, especialmente em Itaipava, que responde por cerca de 30% do PIB municipal. No entanto, os prazos previstos no edital ampliam as incertezas sobre investimentos em melhorias imediatas há muito demandadas, como a construção de vias marginais e novas pontes, que poderiam reduzir gargalos e garantir maior fluidez entre as duas rodovias paralelas.
"O atraso nas obras da nova pista impactam toda a região, inclusive Itaipava, desde os moradores até os turistas e empresários que dependem de uma infraestrutura rodoviária de qualidade", reforça Plantz. Ele lembra que a obra da Nova Subida da Serra, é emblemática. "A estrada precisa ser modernizada para atender à demanda de fluxo cada vez maior de veículos de carga e garantir a segurança dos carros de passeio", acrescenta.
O projeto da nova concessão prevê um investimento de R$ 4,9 bilhões em 30 anos. Para Fabrício Santos, secretário da UNITA, a demora na conclusão das obras agrava os impactos econômicos e logísticos. "A BR-040 é vital para o escoamento de produtos e para o turismo em Itaipava. Precisamos de acessos seguros e funcionais à Estrada União e Indústria, que concentra grande parte da vida urbana do distrito. A demora na conclusão da concessão e, consequentemente, as obras, perpetua os problemas que afetam diretamente a mobilidade local", alerta.
A UNITA reforça que os movimentos empresariais precisam acompanhar os desdobramentos do processo provocando os agentes públicos para que intensifiquem o diálogo com a ANTT e outros órgãos competentes, exigindo celeridade nas obras e inclusão de pontos essenciais como as conexões entre a rodovia e a Estrada União e Indústria.
"Nosso objetivo é garantir que as melhorias na BR-040 e nas conexões com a Estrada União e Indústria saiam do papel o quanto antes. Esse entendimento precisa ser feito de forma integral pela Agência, a quem cabe a BR-040 e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a quem cabe a União e Indústria. Estes dois entes públicos precisam estar alinhados com o que reivindicamos", completa Plantz.
Cronograma de obras, de acordo com o edital
Lote 1: A duplicação entre o posto de pedágio de Xerém e a interseção do Belvedere, em ambos os sentidos, deve começar em 2028 e ser finalizada em 2030
Lote 2: O projeto inclui a conclusão de um túnel de 4,6 km e a duplicação entre o Belvedere e a entrada do túnel, com início previsto para 2029 e término em 2030.
Lotes 3 e 4: Está planejada a implantação de faixas adicionais entre Bingen e Duarte da Silveira, além da construção de dois novos túneis com extensões de 350 m e 270 m. As obras devem começar em 2030 e ser concluídas em 2031.