Acaba de ser lançado no YouTube, Taberna Medieval, o videoclipe da música homônima interpretada pela banda LummeN. A encenação segue a linguagem exagerada da farsa, gênero muito característico na idade média. A atmosfera é detalhadamente ambientada com cenários, adereços e atores caracterizados com figurinos de época. A produção do videoclipe foi realizada na cidade de Petrópolis, destacando sua marcante influência europeia, visível na arquitetura, nas tradições culturais e no estilo de vida, fruto das colonizações alemã e italiana. Toda a ambientação cênica resgata essa herança cultural, transportando os espectadores para uma época antiga.
A edição feita por Gregori Bastos, que também assina a direção de fotografia, exibe uma profusão de imagens ancoradas por uma vigorosa música "prog folk".
O videoclipe de Taberna Medieval tem o patrocínio da prefeitura de Petrópolis, do Instituto Municipal Cultura (Fundo Municipal de Cultura), com realização do MINC / governo Federal, através do edital de produções audiovisuais da Lei Paulo Gustavo. O projeto contou com oficinas de canecas medievais ministradas pela diretora de arte e figurinista, Flávia Miranda. Foram realizadas também oficinas de audiovisual em escola pública e no Instituto Alliance para pessoas idosas e deficiente auditivos. Além disso, também foi montada uma versão do videoclipe em Libras visando a acessibilidade.
Sinopse
O personagem Omar, interpretado por Marco Aurêh, após uma desilusão amorosa, caminha solitário em direção à Taberna Medieval em busca de vinho, música, mulher e diversão. Na casa noturna se encanta por Kayana (vivida pela atriz Cristiane Carvalho) e segue sua aventura.
A mensagem sutil nos revela que a perda do amor romântico pode levar à descoberta da liberdade e da felicidade interior. O elenco, além da banda LummeN interpretando os músicos da Taberna, conta com Andréa Dutra, vivendo a "Madame dona da taberna"; Marcos Retondar, "Meu senhor taberneiro", além da "dançarina" Cintia Mohani, entre outros.