Iniciativa privada expande projeto de reciclagem em Petrópolis

Foi inaugurado um novo ponto de coleta seletiva em Pedro do Rio

Por Redação

Projeto encerra 2024 com mais um ponto de coleta na cidade e a meta de crescer em 2025

Após a instalação do primeiro ponto de coleta seletiva no Catobira, em Itaipava, a iniciativa privada de Petrópolis inaugurou, no sábado (21), o ponto de coleta seletiva de Pedro do Rio, um marco para a sustentabilidade no município. O novo ponto, localizado na entrada do distrito, foi inaugurado como parte do compromisso em transformar a cidade em um modelo de conscientização e cuidado ambiental, que reúne as empresas Opensat, CRAS Madeira, Ita Verde, ICMBio, APA Petrópolis e Paraíso Rural.

Assim como o primeiro, esse novo ponto de coleta foi projetado com compartimentos específicos para papel, plástico, metal e vidro, além de um espaço dedicado para tampinhas de garrafas plásticas, em parceria com a APA Petrópolis. Todo o paisagismo do local foi realizado pela Ita Verde e Paraíso Rural, reforçando o objetivo de unir sustentabilidade e valorização dos espaços públicos.

O projeto é encabeçado pela Opensat, empresa gerida por César Magno, que tem atuado desde 2022 com a revitalização de caçambas de lixo, instalação de câmeras de monitoramento e ações de jardinagem para requalificar áreas urbanas. Já são 16 pontos revitalizados pela iniciativa, que é totalmente independente de apoio governamental e segue o modelo "Lixo Zero". A ideia é instalar os pontos de coleta em todas as lixeiras que já são monitoradas pela Opensat e assim, seguir expandido o projeto.

"Nossa missão é unir forças para promover uma mudança cultural na forma como lidamos com o lixo, que, na verdade, são resíduos sólidos de grande valor agregado. Cada resíduo descartado corretamente pode ser uma oportunidade para gerar renda, preservar o meio ambiente e construir uma cidade mais limpa e consciente, além de impactar a economia", afirma César Magno, gestor da Opensat e embaixador do projeto Lixo Zero em Petrópolis.

O impacto de mais um ponto de coleta seletiva

Com a instalação da lixeira em Pedro do Rio, o projeto reforça o compromisso com a expansão da coleta seletiva em diferentes bairros. Assim, a iniciativa fecha o ano de 2024 com mais um ponto instado e a missão é expandir ainda mais em 2025. A meta é que todos os pontos revitalizados passem a contar com os pontos de coleta, alinhando-se aos objetivos do movimento Lixo Zero, que busca reaproveitar até 90% dos resíduos.

"Queremos que Petrópolis seja referência em sustentabilidade. A responsabilidade pela gestão de resíduos não é apenas do poder público, é de todos nós. Esse segundo ponto de coleta seletiva é mais um passo para transformar a nossa cidade em um exemplo de consciência coletiva", acrescenta César Magno.

A iniciativa também visa conscientizar a população sobre os benefícios do descarte correto, como a geração de renda para cooperativas de reciclagem e a preservação ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável para todos.