Por: Redação

Geden promove Ciclo de Formação de Voluntários para Emergências

Participaram representantes de oito municípios do estado do Rio de Janeiro, um do Chile e um da Venezuela | Foto: Divulgação/Geden-Petrópolis

O Geden deu início, neste domingo, 12 de janeiro, a mais um ciclo de formação de voluntários com uma aula inaugural de 8 horas de duração. Durante a atividade, foi realizado um simulado de retirada de vítimas de deslizamentos e alagamentos, e apresentado o Método START (Simple Triage and Rapid Treatment), amplamente utilizado em situações de desastres e emergências com múltiplas vítimas. De acordo com o presidente do Geden, Nenem Peixoto, o método facilita a categorização e o atendimento rápido, permitindo que os socorristas priorizem o tratamento com base na gravidade das lesões.

"O ciclo, que se estende por aproximadamente três meses, oferece uma visão abrangente sobre diversas vertentes relacionadas a calamidades, como gerenciamento de abrigo, comunicação de emergência, resgates e ações de resposta humanitária. Após essa etapa, os voluntários poderão se especializar na área de sua maior identificação, capacitando-se para agir com rapidez e conhecimento em momentos críticos, contribuindo assim para a comunidade e para os órgãos públicos. Nesta formação, do ciclo 11, contamos com a inscrição de 205 participantes, onde 50 fizeram o simulado, junto com 20 instrutores voluntários do GEDEN", afirmou Peixoto.

Participaram representantes de oito municípios do estado do Rio de Janeiro, um do Chile e um da Venezuela. "Esse programa de preparação visa fortalecer a capacidade da comunidade em situações de emergência, incluindo períodos de chuvas com alagamentos e deslizamentos, além de estiagens com incêndios florestais. O foco também está na ação preventiva, onde a conscientização e o preparo da população podem fazer toda a diferença", completou o presidente.

Sobre o Geden

O Geden faz parte da ONG "Comando da Paz", fundada em 11 de junho de 1981, com a finalidade de auxiliar a comunidade em vários seguimentos. Porém, foi atuando em uma calamidade na cidade de Petrópolis em dezembro do mesmo ano, que foi criada a primeira equipe especifica de busca e salvamento, a "Brigada Socorrista". Hoje possui cinco frentes de trabalho junto às comunidades, entre eles está o Geden - Grupo Especializado em Desastres Naturais.

O grupo é a evolução da Brigada Socorrista que veio se aperfeiçoando ao longo desses anos de história. São um grupo de profissionais liberais, voluntários, sem vínculos políticos ou religiosos e sem distinção de grupos, que se qualificam para atuar nos mais diversos tipos de Desastres Naturais, visando sempre o melhor atendimento à comunidade, trabalhando em sintonia com os órgãos competentes e a disposição integral da Defesa Civil.

Estiveram presentes em 18 calamidades em Petrópolis. No ano de 2024, integrantes do grupo também estiveram auxiliando no Rio Grande do Sul, após as fortes chuvas que atingiram o estado. Na ocasião, foram 478 municípios afetados, 2.398.255 de pessoas afetadas, 806 feridos e 183 mortes confirmadas.