Caminhões e retroescavadeiras do Estado já apoiam coleta de lixo em Petrópolis

São 13 equipamentos do Inea que auxiliam recuperação de áreas afetadas pela chuva na Posse e remoção de lixo que causa impacto ambiental em rios

Por Redação

São 13 equipamentos do Inea que auxiliam remoção de lixo que causa impacto ambiental em rios

Máquinas e equipamentos do Estado já operam em Petrópolis em auxilio à Companhia de Desenvolvimento Urbano de Petrópolis (Comdep) para a limpeza após o temporal que atingiu o distrito da Posse e também para minimizar os impactos ambientais que vem ocorrendo por conta do lixo, acumulado desde o ano passado por toda cidade. Na manhã desta segunda-feira (06) oito caminhões e cinco retroescavadeiras - num total de 13 equipamentos do Programa Limpa Rio, do Instituto Estadual do Ambiente, chegaram a Comdep para reforçar os trabalhos da prefeitura. O auxilio do Estado aos municípios é uma determinação do governador Cláudio Castro. 

"Estes equipamentos irão agilizar ainda mais o trabalho que a Comdep vem fazendo para resposta à população no distrito da Posse, afetado pelas chuvas de sexta-feira, e também na remoção de lixo que causa impactos ambientais sérios. Há registros de animais silvestres consumindo lixo doméstico; temos também uma grande quantidade de lixo indo parar dentro dos rios, e com a chuva essa situação se agrava ainda mais, prejudicando o Meio Ambiente e causando riscos à população", assinala o secretário o Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi. 

O prefeito Hingo Hammes, acompanhou a chegada dos equipamentos, ao lado do vice prefeito Albano (Baninho) Filho, e da presidente da Companhia, Fernanda Ferreira. As 7h, as máquinas chegaram à sede da Comdep, no Quitandinha e de lá foram distribuídas pela Companhia para atuação em diferentes pontos da cidade. 

"Agradecemos ao governador Cláudio Castro e ao secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, pela parceria de sempre. É uma apoio muito importante que o município recebe neste momento. Todos os nossos esforços estão voltados para a retomada da normalidade na coleta de lixo. Estes 13 equipamentos irão auxiliar a limpeza da cidade e também os trabalhos de recuperação de localidades da Posse, afetadas pelas chuvas que atingiram o distrito", explica o prefeito Hingo Hammes. 

Entraram em operação na cidade nesta segunda: cinco retroescavadeiras, quatro caminhões toco e quatro caminhões truck do Instituto Estadual do Ambiente - Inea.