A Prefeitura, em parceria com a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), recebeu na última semana alunas do projeto de extensão "Era Lixo Virou Luxo", do Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (Unifase/FMP). A visita ao setor de coleta seletiva da companhia, no Siméria, foi feita por estudantes do curso de Enfermagem. No local, o grupo viu de perto todo o processo de triagem e destinação do lixo reciclável, assim como as atividades culturais com o grupo teatral 'Os Imparáveis', formado por funcionários da companhia.
O projeto da Unifase/FMP, criado em 2009, já foi premiado pela Organização Mundial da Saúde. Transforma materiais recicláveis em itens úteis, como pufes e hortas suspensas, promovendo sustentabilidade e engajamento comunitário.
A visita à Comdep possibilitou uma troca de experiências entre diferentes áreas e contribuiu para o fortalecimento das ações de sustentabilidade no município. O projeto foi destacado como uma forma de integrar a universidade com a gestão pública para fortalecer as iniciativas ambientais. "A parceria com a universidade fortalece nossas ações voltadas à sustentabilidade e ao meio ambiente. A visita das alunas e o aprendizado que geram são um exemplo de como diferentes setores podem colaborar para um futuro mais sustentável para Petrópolis", afirmou o prefeito Hingo Hammes.
A atividade também foi considerada uma oportunidade de expandir os projetos conjuntos. "Foi uma experiência muito rica e enriquecedora. Estamos criando novas ações e atividades em conjunto com a Unifase, visando ampliar a educação ambiental no município e fortalecer o trabalho em equipe entre as diferentes áreas da prefeitura", concluiu Fernanda Ferreira, presidente da Comdep.
A troca de conhecimentos proporcionada pelo encontro reforçou a importância da interdisciplinaridade na construção de soluções sustentáveis. "As alunas puderam compreender o fluxo de um sistema que integra saúde, sustentabilidade e sociedade. Foi um momento valioso para estreitar laços e estimular novas iniciativas conjuntas", destacou Anna Beatriz Artigues, enfermeira da Unidade de Saúde da Família Estrada da Saudade e responsável pelo projeto "Era Lixo Virou Luxo".