A Prefeitura de Petrópolis assinou nesta quinta-feira (27) um convênio com a Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS), da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro. O evento aconteceu na Casa de Educação e tem o objetivo de facilitar e agilizar o atendimento de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Petrópolis.
"Esse é um convênio muito importante. Estaremos mais próximos da justiça para ouvir a necessidade dos pacientes do SUS e, desta forma, negociaremos amigavelmente com a justiça para atender rapidamente as necessidades da nossa população", comentou o prefeito de Petrópolis, Hingo Hammes.
A CRLS tem como objetivo promover o atendimento da população que necessita de serviço de saúde, de modo a evitar o ajuizamento de ações, buscando solução administrativa de um acesso mais célere e resolutivo para oferta de medicamento, agendamento de procedimento cirúrgico ou exame médico.
"Para quem está em tratamento de saúde o tempo é vital e nós queremos garantir que os pacientes de Petrópolis tenham um atendimento rápido e eficiente. Por isso, estaremos juntos com a Defensoria Pública para ouvir a necessidade de cada um e buscar a solução", comentou o Secretário Municipal de Saúde, Luís Cruzick.
Para o Defensor Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Vínicius Cozzolino, "o convênio é uma ferramenta essencial, pois promove diálogo permanente entre as instituições, garantindo soluções práticas para demandas na saúde. É uma iniciativa que reforça nosso compromisso com aqueles que mais necessitam".
Já a subcoordenadora de Saúde e Tutela Coletiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Dra. Luiza Maciel, afirmou que "foi fundamental estar com a prefeitura de Petrópolis e firmar esse convênio em saúde na resolução extrajudicial dos litígios dessa matéria. Então, antes de qualquer medida, vamos sempre tentar dialogar com o poder público e conseguir não judicializar a demanda. Isso vai trazer ótimos benefícios para a população petropolitana".
A Câmara de Resolução de Litígios de Saúde (CRLS) é uma iniciativa da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) em parceria com as Defensorias Públicas do Estado e da União e as Secretarias estadual e municipal de Saúde. O empreendimento foi indicado ao Prêmio Innovare de 2014.
Também estiveram presentes no evento os vereadores Aloísio Barbosa e Thiago Guel, além Albano Filho, vice-prefeito, Rosangela Stumpf, Chefe de Gabinete e secretária de Direitos e Políticas para as Mulheres, Fernando Fernandes, do Procurador Geral do Município, Alexandre Gurgel, secretário de Educação, Fernanda Ferreira, diretora-presidente da Comdep, e Juliana Salvini, Controladora-Geral.