Por: Redação

Governo Federal reconhece situação de emergência

Decreto prevê, entre outras ações, a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades | Foto: Ascom/PMP

Por Redação

O Governo Federal reconheceu a situação de emergência decretada pela Prefeitura, por conta das fortes chuvas que atingiram a cidade no fim de semana. Em 24h, em algumas regiões de Petrópolis, choveu 50% a mais do que o esperado para o mês todo de abril, ultrapassando os 300mm. O decreto da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil foi publicado no domingo (06/04).

"O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) tem atuado de forma preventiva e emergencial para minimizar os impactos e proteger a população das cidades fluminenses atingidas pelas fortes chuvas. O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, se deslocou para o Rio de Janeiro para coordenar os trabalhos junto às defesas civis estadual e municipais", disse o Governo Federal em nota.

Com o reconhecimento do Governo Federal, Petrópolis pode iniciar as ações determinadas pelo decreto de situação de emergência, que foi publicado no sábado (05/04). "Esse reconhecimento da Secretaria Nacional de Defesa Civil é muito importante para as nossas ações de restabelecimento da cidade", ressaltou o prefeito Hingo Hammes.

O decreto de situação de emergência prevê, entre outras ações, a requisição de veículos, máquinas e equipamentos junto a empresas e entidades privadas e junto a órgãos da Administração Pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal; a arregimentação, recrutamento e contratação de pessoal para prestação dos serviços necessários, sejam voluntários ou mediante remuneração, conforme necessidade emergencial, além da compra de gêneros alimentícios e insumos para atendimento das necessidades imediatas das pessoas e famílias vitimadas pelas chuvas.

Prefeitura continua trabalho de limpeza e desobstrução

A Defesa Civil recebeu de sexta-feira (04/04) até a manhã desta segunda-feira (07/04), 162 chamadas. Dentre elas: deslizamentos, quedas de árvores, rolamento de blocos, problemas em vias, queda de postes, alagamentos e outros. Segundo a DC, não há registro de vítimas.

As equipes da Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) atuaram na limpeza e desobstrução das áreas atingidas, com a retirada de árvores e galhos, limpeza de ruas em conjunto com a Águas do Imperador e órgãos do Governo do Estado.

As equipes estiveram na Rua dos Ferroviários, no Alto da Serra; na Estrada União e Indústria, no CIEP de Corrêas; e no Esporte Clube Corrêas. Também houve frentes de trabalho na Rua Coronel Veiga, no Siméria, no Amazonas, na Vila Felipe e na região do Prado, em Corrêas.