Por: Bernardo Filho*

O preço que se paga por ficar em cima do muro

Há muito tempo, não via uma movimentação de partidos brigando por espaços e fazendo alianças, que até pouco tempo atrás a aposta seria, serem improváveis.

As conversas reunindo atores que qualquer um diria serem impossíveis, ganham notas de amizade fraternas de longa data. Afinal, em política o que importa é o resultado e não os meios em obtê-lo.

A desconfiança continua presente, afinal a "pernada" faz parte integrante do jogo político. Mas quando os interesses são maiores, a possibilidade da "pernada" diminui consideravelmente.

Temos um prefeito Rubens Bomtempo e um ex-prefeito Bernardo Rossi que disputam acirradamente entre si, adesões partidárias e cabos eleitorais, bem como apoios às suas pretensões. Rossi, por enquanto, diz que não é candidato.

A terceira via, ainda não está definitivamente consolidada e aparentemente está sendo sufocada, por ausência de espaços maiores (já ocupados).

No momento, a rapidez da ocupação de espaços e conquistas de partidos tem sido uma tônica, o que leva ao fechamento de portas para novos nomes.

Aliás, esta é uma preocupação grande de vários analistas, que temem uma repetição da polarização ocorrida nas eleições municipais passadas.

A verdade reside no fato de que os novos nomes preferiram se recolher, sem se posicionar e com isto perderam espaços importantes que não poderão ser recuperados.

Vejo como alternativa, a busca dos que acreditam em integrar a terceira via, de um diálogo com uma das partes que hoje polarizam. A terceira via necessita buscar uma conversa e aceitar os termos da composição, caso contrário não obterá sucesso.

Mostra inteligência e preparo quem recua de suas posições; como dizem, dar um passo para trás, para poder dar dois para frente.

Os iludidos continuarão insistindo nos mesmos erros, afinal a vaidade pessoal não lhes permite uma avaliação fria do tabuleiro do jogo que pleiteiam disputar.

Se não houver equilíbrio nas decisões dos que vão disputar com o atual Prefeito, estes correm o risco de ajudar a elegê-lo.

*Advogado, professor universitário e jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.