Por: Gabriel Rattes, com informações de Luana Motta

Terceira licitação do Natal Imperial fracassa

Evento deve ser aberto nesta quinta-feira (30) | Foto: Divulgação/PMP

Mais uma vez, a Prefeitura de Petrópolis não conseguiu concluir a licitação para a contratação da empresa responsável pela captação de recursos que vai custear a programação cultural, decoração e estrutura do Natal Imperial 2023. A licitação realizada na terça-feira (28), também já contrataria a empresa responsável pela edição do Natal Imperial de 2024. Porém, na ocasião, a única empresa interessada foi desabilitada por não apresentar todos os documentos exigidos no edital.

Esta é a terceira tentativa da prefeitura em relação ao evento. A primeira, ocorreu no dia 25 de outubro, e não contou com empresas interessadas. Já a segunda, no dia 10 de novembro, não teve conclusão, pois as empresas inscritas foram desclassificadas. Existe uma lei municipal que exige que a prefeitura realize o processo licitatório com 60 dias de antecedência do evento, o que não aconteceu. O Natal Imperial já começa hoje (30) e agora, quem terá que pagar pelas contratações já feitas é o caixa da prefeitura.

Mesmo com a incerteza da licitação, o município anunciou, nesta última sexta-feira (24), na programação, a apresentação da cantora Zizi Possi. Segundo o município, uma fanfarra, saindo da Praça Dom Pedro em direção à Praça da Liberdade, irá abrir a programação hoje (30), às 18h. A partir das 19h, na Praça da Liberdade, será realizado o acendimento das luzes e logo após o show com a cantora. Até então, essa foi a única programação anunciada pelo município.

Quanto às decorações, no começo do mês, a prefeitura contratou uma empresa, sem licitação, por R$ 2,9 milhões para realizar o serviço de montagem do evento. A contratação se deu a partir de uma adesão ao registro de preços da Associação dos Municípios da Bacia do Médio São Francisco, em São Paulo..

Barracas

A licitação para contratar as empresas responsáveis pelas barracas de alimentação também está incerta. Estão previstas a colocação de dez barracas, seis delas no Palácio de Cristal e quatro na Praça da Liberdade. No entanto, apenas as empresas responsáveis pelas barracas da Praça foram definidas em licitação.

Já sobre as barracas no Palácio de Cristal, o pregão para definir as empresas foi realizado na última quinta-feira (23), no qual somente compareceram o pregoeiro e a equipe de apoio, assim, dada como deserta. Até agora, a licitação não foi remarcada por parte da Gestão Municipal.

Solicitamos à Prefeitura de Petrópolis quais medidas serão adotadas para garantir os recursos para a execução da festa. E também, sobre a realização de nova licitação, já que a mesma iria abranger o ano de 2024. Mas não obtivemos retorno até o fechamento da matéria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.