Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: "Se sirene não toca, tragédia anunciada"

Sirenes do sistema de alerta e alarme no RJ | Foto: Divulgação

 

"Se sirene não toca, tragédia anunciada"

O procurador de Justiça do Ministério Público Federal, Charles Stevan da Mota, conversou com o Correio sobre o inquérito que foi aberto para apurar a atuação da Enel RJ e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no apagão que ocorreu em vários bairros de Petrópolis no mês passado. O procurador se mostrou preocupado com a situação especialmente com a proximidade do verão. A chuva que foi o gatilho para o apagão, no dia 18 de novembro, já estava prevista pelos órgãos, e ainda assim, o tempo de resposta fora do esperado. Núcleos de Proteção de Defesa Civil (Nudecs) relataram que ficaram até mesmo sem as sirenes, sem energia o equipamento não funciona. O procurador quer saber que medidas serão adotadas em relação ao verão.

Protocolo de alertas

Antes os eventos climáticos extremos em Petrópolis se concentravam no período de chuvas, mas, com as mudanças climáticas, outros eventos parecem ter pego a Defesa Civil de surpresa. No mês passado, a onda de calor que ocorreu em Petrópolis provocou incêndios florestais de grande proporção. O Correio questionou a Defesa Civil sobre a assistência à população no caso desse evento extremo, a resposta foi: "A secretaria emite diariamente, durante o período de estiagem (inverno), o boletim de risco de incêndio em vegetação, assim a população tem acesso à probabilidade de ocorrências de incêndios florestais por região". Se a onda de calor que também estava prevista pegou a Secretaria de surpresa, o que esperar do próximo verão, cujo plano de ação ainda não foi apresentado…

Desfile de Natal é sucesso em Cachoeiras de Macacu

Mais de 50 artistas petropolitanos se apresentaram | Foto: Sormani Silva

A empresa petropolitana Dois Entretenimento, uma das maiores empresas de eventos da Região Serrana, realizou o Desfile de Natal "Parada de Natal", neste fim de semana em Cachoeiras de Macacu, que faz parte da programação de Natal feita pela Prefeitura. O diretor da Dois Entretenimento, Rodrigo Paiva, ressaltou a importância dos eventos culturais e a valorização dos artistas locais, mais de 50 artistas de Petrópolis participaram do evento. A realização da "Parada de Natal" tem impulsionado o turismo em Cachoeiras de Macacu, tornando-a um dos principais destinos do interior do estado durante a temporada natalina. A cidade tem se destacado por sua atmosfera festiva, decorações encantadoras e eventos temáticos que envolvem a comunidade local e visitantes de diferentes partes do Estado.

 

Contas de ex-prefeitos

O vereador Mauro Peralta voltou a cobrar a votação das contas do prefeito Rubens Bomtempo e dos ex-prefeitos Bernardo Rossi e Hingo Hammes. Na sessão plenária da última semana, disse que busca meios jurídicos para que a Casa abra a votação, que "seja aberto o espaço para o contraditório e que votem de acordo com a consciência".

Comtur tem novo presidente

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) elegeu novo presidente conforme o regimento interno: Gastão Reis, membro titular do Comtur pela Firjan, que já esteve à frente do Conselho nos anos 2000. O cargo é atualmente ocupado por Silvia Guedon, secretária de Turismo. Nestas eleições, o voto foi apenas da sociedade civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.