Por: Wellington Daniel

Prefeitura fecha novo contrato com HCC

Contratação de novos leitos de UTI valerá por 12 meses | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Por Wellington Daniel

A licitação para contratação de 20 leitos de UTI adultos em Petrópolis foi finalizada. O vencedor foi o Hospital Clínico de Corrêas. A unidade de saúde receberá, da Prefeitura de Petrópolis, um valor total de R$ 18 milhões para a realização dos serviços, oriundos do Fundo Municipal de Saúde. O prazo do contrato, previsto em edital, é de 12 meses.

O pregão foi realizado no dia 31 de outubro e apenas o HCC compareceu. No entanto, foi considerado impedido de participar e a licitação interrompida. O hospital acertou as pendências e, então, foi declarado vencedor pela comissão de licitação do município.

Enquanto isso, no entanto, a contratação de cirurgias ortopédicas segue sendo problemática. Em julho, a Prefeitura suspendeu, sem data, um processo licitatório para a realização dos procedimentos. Este pregão atende a uma determinação judicial de junho.

Em audiência na 4ª Vara Cível no dia 20 de setembro, foi dito que havia, naquela ocasião, 221 pessoas aguardando a fila para a cirurgia. Um dos impactos para o crescimento foi a pandemia de covid-19, quando as unidades de saúde só fizeram procedimentos urgentes.

"Cabe destacar que o Santa Teresa tem uma capacidade instalada finita e hoje já realiza quantitativo de procedimentos superior ao contratado e não tem a possibilidade de ampliar a volumetria desses atendimentos", explicou o diretor executivo do HST, Eduardo Salvaya na ocasião.

Pouco tempo depois, em novembro, chegou a notícia que o Hospital Santa Teresa só iria realizar atendimentos pelo SUS até março de 2022. Por um tempo ainda não foi determinado, a unidade deve manter os serviços de cardiologia e traumatologia, por entender que estas especialidades são mais difíceis para o município conseguir suprir.

Em setembro, o HST informou dívidas e desequilíbrio contratual para a demora de atendimento das eletivas. Já nesta última audiência, foi citado apenas o déficit, que é de cerca de R$ 2,5 milhões.

O Correio Petropolitano tentou contato com a Prefeitura. O município não respondeu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.