Por: Bernardo Filho*

As pré-candidaturas para 2024

Na semana que passou tivemos mais três definições de pré candidatos a prefeito de Petrópolis. Agora já são quatro nomes que entram na disputa contra a tentativa de reeleição de Bomtempo para 2024. Foram lançados por seus respectivos partidos, os nomes de Yuri Moura, pelo Psol, Leandro Azevedo, pelo Republicanos, e Bernardo Santoro, pelo Novo.

Yuri Moura, hoje deputado estadual, precisa manter seu nome em evidência, já pensando em uma possível reeleição em 2026. Já teve experiências anteriores na disputa pela prefeitura, sem o esperado sucesso, mas com excelente aprendizado para sua carreira. É um político em evolução, agora com os pés mais no chão. Amadureceu bastante.

Leandro Azevedo, que se filiou ao Republicanos, busca com invejável persistência a cadeira no Palácio Sérgio Fadel. Teria uma eleição fácil para voltar a ser vereador novamente, mas não aceita esta probabilidade. Está afastado há duas eleições (uma para prefeito e outra para deputado federal) para cargos eletivos com queda no número de votos na última eleição que disputou. A pergunta que se faz presente é: não buscou composição, por não ter afinidades ideológicas com outros nomes que também estão na disputa ou lhe falta ainda uma maior maturidade política? O tempo responderá.

Bernardo Santoro disputa pelo partido Novo sua primeira eleição. Resta saber se terá tempo suficiente para levar seu nome às comunidades para ficar mais conhecido ou se trata apenas de uma estratégia partidária, para fortalecer a nominata de vereadores.

Até o final do ano são esperadas as confirmações de pelo menos mais três nomes, podendo ser quatro: o nome indicado pelo grupo Bernardo Rossi ou o seu próprio nome; o nome do ex-prefeito interino, Hingo Hammes, ainda não confirmado, mas que o próprio afirma ser pré-candidato e uma surpresa que poderá vir a acontecer; o nome do ex-prefeito Leandro Sampaio, bastante animado com a ideia de retornar à disputa; podendo ainda ocorrer o aparecimento de um nome "outsider " para entrar na lista.

No grupo Rossi temos ainda muitas conversas, sem qualquer definição; exploram-se lá, as possíveis e/ou prováveis, alternativas de um jogo que não se restringe somente a 2024, mas, sim, também passa por 2026. O estudo de composições precisa de muita reflexão, porque uma escolha mal feita, pode levar a uma futura pernada. A possibilidade de Rossi vir a candidato é pensada mas pouco provável, até porque não seria a vontade do mesmo. Mas ainda não está 100% descartada.

Já o ex-deputado federal, ex-prefeito de Petrópolis, Leandro Sampaio, agrada na ideia de um grupo conciliatório que busca uma terceira via forte, para que a eleição não fique novamente polarizada.

Hingo Hammes em campanha aberta, conversa com eleitores e faz visitas políticas, mas não confirma o partido, nem oficializa sua pré-candidatura até o momento.

O jogo começou a se movimentar, com a dinâmica que lhe é característica.

*Advogado, Professor Universitário e Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.