Por: Wellington Daniel

Estado vai abrir licitação para a Bingen-Quitandinha

Trecho da BR-040 que fará a ligação entre os bairros Bingen e Quitandinha em Petrópolis | Foto: Reprodução/Google Maps

Por Wellington Daniel

A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana informou que deve publicar uma nova licitação da ligação Bingen-Quitandinha, em Petrópolis. Em abril deste ano, o governador Cláudio Castro já tinha liberado R$ 3,2 milhões para as intervenções, que preveem a duplicação de um trecho da BR-040.

Segundo a Secretaria, devido às exigências feitas pela Concer, foram necessários ajustes para adequar a proposta ao projeto da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Estas mudanças estão sendo realizadas para que a nova licitação seja publicada.

O secretário Washington Reis também se reuniu com representantes da Prefeitura de Petrópolis, Concer e Ministério Público para alinhar os detalhes do Acordo de Cooperação Técnica. O encontro foi no final de outubro e o objetivo é dar continuidade aos trâmites necessários para o início das intervenções.

A BR-040 é uma rodovia federal, mas, em 2021, o então prefeito interino Hingo Hammes municipalizou um trecho, entre os km 79 e 84, para viabilizar as obras e começou algumas intervenções nas vias municipais que receberiam o fluxo vindo do Bingen. Em 2022, o Estado assumiu os trabalhos.

"Além de encurtar o tempo de viagem em mais de 20 minutos, beneficiando cerca de 150 mil moradores, a nova via vai gerar economia de gasto de combustível, promover o desenvolvimento urbano e valorizar os imóveis da região", aponta a nota da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana.

O Estado também atende a uma reivindicação antiga do setor produtivo. O Petrópolis 2030 diz que o governo estadual está empenhado em dar uma solução para a questão. Para o líder do movimento e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Cláudio Mohammad, a ligação conectará comunidades e impulsionará o crescimento econômico.

"Em meio ao cenário desafiador que enfrentamos, a urgência da nova pista de subida da serra e da ligação Bingen-Quitandinha não pode ser subestimada. Estamos diante de um momento crucial para o desenvolvimento sustentável de Petrópolis. Essas infraestruturas não são apenas estradas; são os caminhos que moldarão nosso futuro", disse.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.