Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Governo do Estado vai monitorar serviços de energia

Hugo Leal é o responsável pela pasta vinculada ao CEEE | Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados

Os serviços prestados pela Enel Rio e Light serão monitorados pelo Governo do Estado. Embora não tenha o poder fiscalizatório, que cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a nova Central Estadual de Emergência em Energia (CEEE) deve auxiliar na resposta para o restabelecimento de energia em caso de falhas no sistema nos municípios. O Centro foi inaugurado na última sexta-feira (15), e vai funcionar dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), representantes das distribuidoras também vão integrar a equipe de monitoramento.

O CEEE é vinculado à Secretaria de Estado Energia e Economia do Mar, que tem à frente Hugo Leal, que cobra da Aneel o cumprimento da Resolução 1000/21, que determina que serviços essenciais como hospitais e unidades operacionais de segurança tenham prioridade no restabelecimento da energia. No apagão que ocorreu no dia 18 de novembro, além de Petrópolis, pelo menos outros dez municípios tiveram problemas para o restabelecimento de energia. Em Niterói, o hospital municipal ficou sem luz.

"A regulação do fornecimento de energia é federal, mas o serviço é prestado aqui. Quem sabe as mazelas e as dores somos nós, o Estado, e os municípios. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com a Aneel para uma atuação mais presente na ponta. Acompanhando de perto, com a participação de representantes da Light e da Enel, teremos mais condições de elaborar propostas de ajustes, soluções e recomendações de ações preventivas", afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.

 

Monsenhor José Maria é eleito administrador diocesano

Conselho se reuniu no Mosteiro da Virgem em Petrópolis | Foto: Divulgação/Mitra Diocesana

O arcebispo Dom Gregório Paixão assumiu na última semana a administração da Arquidiocese de Fortaleza. Em Petrópolis, contribuiu por onze anos e deixou um legado importante, que agora, será conduzido pelo Monsenhor José Maria Pereira, ainda que temporariamente. Na última segunda-feira (18), o Conselho de Consultores da Mitra Diocesana de Petrópolis elegeu o Monsenhor como administrador diocesano, até que o Papa Francisco escolha um novo bispo diocesano. O que é esperado que aconteça nos próximos meses. O administrador diocesano é eleito pelo Colégio de Consultores, quando não há bispo para exercer o governo episcopal. Além de exercer as funções administrativas e pastorais, tem por obrigação preparar a Diocese para receber o próximo bispo.

Petrópolis sem Plano Verão

O verão 2023 começa na madrugada desta sexta-feira, 22 de dezembro. São meses preocupantes para os moradores de Petrópolis e Região Serrana, devido ao alto volume de chuvas que sempre ocorre no período. O município de Teresópolis lançou o Plano Verão 2023/2024 na última semana, e Petrópolis, que passou por recentes catástrofes climáticas, ainda não apresentou o planejamento à população. A previsão era que o Plano, que prevê as ações e responsabilidades de cada órgão em caso de desastres, fosse lançado no último dia 09.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.