Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Petrópolis sediará núcleo avançado do DRM-RJ

Medida foi anunciada pelo secretário Bernardo Rossi | Foto: Divulgação/Segov

As Regiões Serrana, Litorânea e Sul Fluminense terão núcleos avançados com técnicos do Departamento de Recursos Minerais - DRM, durante o período das chuvas de verão. A estrutura - montada por determinação do governador Cláudio Castro - contará com três geólogos para agilizar a atuação nas ocorrências provocadas pelas fortes chuvas.

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (21) pelo secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, em reunião com o presidente do DRM-RJ, Luiz Cláudio Almeida Magalhães.

Na Região Serrana, a base do núcleo ficará sediada em Petrópolis. "A criação destes núcleos é uma determinação do governador Cláudio Castro, para preservar vidas. Petrópolis, que é considerada hoje a cidade com maior risco geológico do Brasil, por isso irá abrigar o núcleo da Região Serrana. Teremos na cidade uma base avançada com três geólogos à disposição para atuar na região até o fim do verão", explica Luiz Cláudio Almeida Magalhães. "Todo processo vem sendo acompanhado pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro - MPRJ", assinala.

Nas demais regiões os núcleos funcionarão em Angra dos Reis, no litoral; e Barra Mansa, no Sul Fluminense. "É um apoio técnico importante para os municípios. As cidades da Região Serrana - em especial Petrópolis - têm um histórico de vulnerabilidade às chuvas. A presença dos geólogos vai agilizar as ações preventivas e proteger as pessoas. Preservar vidas é a nossa prioridade", destaca o secretário de Governo Bernardo Rossi.

 

Decreto da Educação passará por rito normal

Vereadora Julia Casamasso (PSOL) Coletiva Feminista | Foto: Divulgação/CMP

A vereadora de Petrópolis, Júlia Casamasso (Psol), não conseguiu novamente passar o decreto legislativo que suspende um decreto do prefeito Rubens Bomtempo (PSB) que extinguiu cargos da educação. Na nova tentativa, feita nesta quinta-feira (21), o projeto não pôde entrar em pauta, já que foi rejeitado o regime de urgência no dia 19. Agora, Casamasso terá que esperar o PL passar por todos os trâmites da Câmara Municipal para ser votado em plenário. Enquanto isso, a representação que o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe) apresentou ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) sobre o decreto de Bomtempo foi aceito e segue em curso.

MPRJ doa laptops à Defesa Civil

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Fundações, através de um acordo judicial celebrado com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entregou laptops à Defesa Civil de Petrópolis. O objetivo é contribuir para adoção de medidas antecipadas em relação à época de chuvas na Região Serrana. Em 2022, o MP também fez a entrega de equipamentos eletrônicos à Prefeitura de Petrópolis, após as tragédias de fevereiro e março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.