Por Leandra Lima
Após anos de espera, moradores do conjunto habitacional Vicenzo Rivetti e Carangola, receberam a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vicenzo Rivetti. A unidade foi inaugurada na última quinta-feira (21), pela Prefeitura de Petrópolis. Segundo o Município, a UBS funcionará como uma extensão do Hospital Alcides Carneiro, sendo administrada pelo Serviço Social Autônomo (Sehac).
Na ausência da UBS moradores da localidade enfrentavam dificuldades para conseguir atendimento médico, tendo que se deslocar para unidades de saúde distantes. "Esses dias passei um perrengue com meu menino, ele passou mal e tive que parar lá na Upa Cascatinha, acredito que se estivesse um posto aqui ajudaria", relato da Giselle Costa, moradora do conjunto habitacional.
A unidade básica de saúde era para ter sido entregue junto com o Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti em 2020, como uma das contrapartidas dispostas no programa social do Governo Federal Minha Casa Minha Vida que garante infraestrutura para a população. O projeto no bairro teria que garantir aos cidadãos a Unidade e o Centro de Educação Infantil (CEI) que ainda continua sem previsão para entrega.
No total, o Vicenzo Rivetti conta com 776 moradias, 3% delas são destinadas às famílias que possuem pessoas com deficiência. O Conjunto começou a ser construído em 2013, mas as obras foram paralisadas pela empresa anterior e no ano seguinte em 2017 ganharam ritmo, fazendo com que as unidades fossem entregues aos moradores em 2020. Já as obras na UBS e CEI tiveram início em 2019 e pararam, sendo retomadas somente em 2021.