Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Baderneiros fazem "rolezinho" na noite de natal

Vinte motocicletas foram apreendidas em Teresópolis | Foto: Divulgação/Ascom PMT

 

Baderneiros fazem "rolezinho" na noite de natal

O chamado "rolezinho", que aconteceu na madrugada do dia 25 de dezembro, aterrorizou os moradores dos bairros por onde os grupos de motoqueiros passaram, e não só em Petrópolis, mas Nova Friburgo, Teresópolis e Três Rios também. Em Petrópolis, o prefeito Rubens Bomtempo anunciou um programa de combate à moto irregular, foi agendada uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Segurança Pública na próxima quarta-feira (27), para debater a construção do plano. Em Teresópolis, a Guarda Civil e Polícia Militar estão fazendo a Operação Verão, para identificar os responsáveis pela baderna.

Proibição municipal

Em dezembro de 2021, foi regulamentada em Petrópolis a lei que proíbe o ruído excessivo em escapamento de motos na cidade. Pela lei, fica proibida a emissão de ruídos excessivos em escapamentos de motocicletas, que estejam com descarga livre, ou silenciador de motor de explosão defeituoso. De acordo com a lei municipal, fica proibida também a instalação de dispositivos e similares que intensifiquem potencialmente o ruído emitido nos escapamentos de motocicletas. Além disso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que o motorista que for flagrado com veículo que tenha barulho superior a 85 decibéis estará cometendo uma infração de trânsito.

Ramon Mello e Almir Schmidt trocam de secretarias

Bomtempo anunciou uma troca no secretariado | Foto: Reprodução/Redes Sociais

Além disso, também na terça-feira (26), Bomtempo anunciou uma troca no secretariado. O então secretário de Administração, Ramon Mello, assumiu a Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSSOP), tendo como missão, justamente, combater as motos irregulares em Petrópolis. Já o então secretário da SSSOP, Almir Schmidt, professor com longa experiência na administração pública municipal (ocupa postos de gestão na Prefeitura desde 1993), assume a Secretaria de Administração e de Recursos Humanos.

"A partir de amanhã (27), com a sociedade civil organizada, com o Conselho Municipal de Segurança Pública, vamos construir esse programa. Essa é a missão que eu estou dando para o nosso secretário Ramon Mello, que vai ter o total apoio, em todos os sentidos, da CPTrans. E tenho certeza que esse diálogo vai ser feito também pelo nosso secretário de Governo, Marcus São Thiago, junto com a Polícia Militar", disse Bomtempo.

 

Sem fiscalização

Além da dificuldade de fiscalizar por falta de agentes, e até equipamentos, a Companhia de Trânsito e Transporte de Petrópolis não tem contrato com a empresa para prestar o serviço de reboque e remoção de veículos. A licitação ainda não foi concluída. E ainda, o pátio para onde os veículos são levados por uma empresa que é contratada por demanda, foi interditado pelo Ministério do Trabalho por não oferecer condições de segurança aos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.