Petropolitanas: Governo do Estado vai monitorar serviços de energia
Por Luana Motta
Os serviços prestados pela Enel Rio e Light serão monitorados pelo Governo do Estado. Embora não tenha o poder fiscalizatório, que cabe à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a nova Central Estadual de Emergência em Energia (CEEE) deve auxiliar na resposta para o restabelecimento de energia em caso de falhas no sistema nos municípios. O Centro foi inaugurado na última sexta-feira (15), e vai funcionar dentro do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), representantes das distribuidoras também vão integrar a equipe de monitoramento.
O CEEE é vinculado à Secretaria de Estado Energia e Economia do Mar, que tem à frente Hugo Leal, que cobra da Aneel o cumprimento da Resolução 1000/21, que determina que serviços essenciais como hospitais e unidades operacionais de segurança tenham prioridade no restabelecimento da energia. No apagão que ocorreu no dia 18 de novembro, além de Petrópolis, pelo menos outros dez municípios tiveram problemas para o restabelecimento de energia. Em Niterói, o hospital municipal ficou sem luz.
"A regulação do fornecimento de energia é federal, mas o serviço é prestado aqui. Quem sabe as mazelas e as dores somos nós, o Estado, e os municípios. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com a Aneel para uma atuação mais presente na ponta. Acompanhando de perto, com a participação de representantes da Light e da Enel, teremos mais condições de elaborar propostas de ajustes, soluções e recomendações de ações preventivas", afirmou o secretário de Estado de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal.