Por: Gabriel Rattes

Despreparo para o Natal Imperial prejudica o turismo

Sem planejamento e patrocínio, evento ficou esvaziado | Foto: Marlus Renato

A programação do Natal Imperial, em Petrópolis, tinha previsão de encerramento neste próximo dia sete de janeiro. No entanto, no site oficial do evento as programações se encerraram no dia 29 de dezembro de 2023. Na Praça da Liberdade, por exemplo, ponto central da festa, o palco que recebia shows e apresentações foi desmontado antes mesmo do Natal. A presidente da Associação de Guias de Turismo de Petrópolis (AGP), Raquel Neves, explica que o número de turistas diminuiu durante o período, comparado aos outros anos, e que um dos motivos foi o despreparo para a realização. "Quando esses turistas deixam de vir, nós Guias deixamos de trabalhar. Ou seja, cai a geração de emprego e renda num período que seria importante para a cadeia produtiva do turismo, pois vários setores perdem com isso", enfatizou.

Muitas cidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo municípios próximos (Teresópolis, Miguel Pereira e Maricá) investiram em eventos natalinos, com desfiles, iluminação e principalmente programação para os visitantes. Para Raquel Neves, o evento em Petrópolis foi abaixo da expectativa. "As pessoas que vieram gostaram, apesar da decoração mais tímida, mas poderíamos ter tido um movimento maior se tivéssemos uma programação mais robusta", disse.

A presidente da AGP criticou a falta de uma programação antecipada e também citou o desmonte do palco principal na Praça da Liberdade antes do previsto no Edital. "O Turismo funciona de forma organizada, se as pessoas não sabem o que vai ter, como se organizam para vir? No caso da Praça da Liberdade só ajudou a piorar o quadro, pois faz parte do roteiro que fazemos no Natal", afirmou. "Quem veio em anos anteriores, ficou decepcionado", completou Neves.

Outro problema apresentado foi a falta de controle dos veículos turísticos na cidade. "Não tivemos o controle dos veículos de turismo nas entradas da cidade, o que dificulta a mobilidade urbana e a realização do nosso trabalho. Quando tem o controle com equipes da CPTrans, eles quantificam o número de veículos, o que não aconteceu esse ano. Mas claramente o movimento foi bem menor do que em anos anteriores ", disse Raquel.

Questionada, a Companhia de Trânsito e Transportes de Petrópolis (CPTrans) não respondeu sobre o motivo de não ter havido controle dos veículos de turismo durante o período.

Barraqueiros

Os comerciantes ganhadores da licitação das barracas de alimentação da Praça da Liberdade receberam um desconto de 70% no valor pago à Prefeitura. No entanto, mesmo com o encerramento das programações, eles afirmam que irão permanecer no local até o dia sete de janeiro. "Estamos lá até o dia 7, infelizmente temos que tentar diminuir as perdas. Trabalho tanto na Bauernfest, quanto no Natal, mas das próximas vezes vou acompanhar se existem empresas patrocinando o evento", afirmou Vitor Pires.

Sem patrocínio

Além da decoração tímida, o Natal Imperial ficou sem patrocinador. A empresa que venceu o certame, finalizado após o início do evento, a Four X Produção de Eventos e Consultora LTDA, não assinou o contrato. O Correio entrou em contato com a representante da empresa, mas não obteve retorno. Também entramos em contato com a Prefeitura, mas não houve retorno. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.