Por: Redação

Águas do Imperador completa 26 anos

Centro de Controle de Operação da Águas do Imperador | Foto: Divulgação/Águas do Imperador

Águas do Imperador, empresa do Grupo Águas do Brasil, completou, em 1º de janeiro, 26 anos de operação em Petrópolis. Em 1998, Águas do Imperador chegava à cidade para iniciar o importante trabalho com o objetivo de levar mais saúde, dignidade e bem-estar para a população, por meio do saneamento básico. Na época, não havia tratamento de esgoto no município e somente 2% da população recebia água apenas clorada.

"Temos muito orgulho de todo o trabalho desenvolvido ao longo desses 26 anos, que garante, hoje, água tratada para mais de 90% dos petropolitanos e tratamento de mais de 80% do esgoto urbano, com novas obras em curso para qualificar ainda mais o serviço prestado", destacou o diretor da concessionária Águas do Imperador, João Henrique Tebyriça de Sá.

Entre os investimentos que estão sendo realizados, o destaque vai para as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Itaipava, que está sendo erguida no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes. Os trabalhos no local começaram em setembro de 2023 e estão na fase de recebimento e instalação de equipamentos. Esta estação tem a contrapartida de R$ 8 milhões em investimentos em parceria com a Prefeitura.

As obras da ETE Independência também seguem a todo vapor. Segundo a empresa, juntas, as duas estações vão atender mais de 30 mil pessoas. Cada unidade tem capacidade de tratar 2,5 milhões de litros de esgoto por dia. A previsão é de que as obras sejam concluídas até o fim do primeiro semestre de 2024.

Em dezembro de 2023, Águas do Imperador começou a obra da nova Adutora Carvalho Júnior, com 5,2 km de extensão e quatro unidades de bombeamento, permitindo a expansão do sistema de abastecimento de água para a região da Rua Carvalho Júnior, em Corrêas, e Carangola. A nova adutora, que faz parte do sistema da Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras, vai ampliar a capacidade de transporte de água para toda a região do Carangola, em especial para o Conjunto Habitacional Vicenzo Rivetti e Vale do Carangola, garantindo mais eficiência no atendimento à demanda que vem aumentando, com o crescimento das localidades.

Foram construídas, até o momento, sete estações de tratamento de água e 31 unidades de tratamento de esgoto, entre ETEs, biodigestores e fossas filtro. "Atingimos, em 2023, a maior cobertura de coleta de esgoto da história, com Petrópolis sendo a segunda melhor cidade do estado no Ranking de Saneamento do Instituto Trata Brasil. Seguimos investindo para ampliar a cobertura, demonstrando a responsabilidade da Águas do Imperador e de todo o Grupo Águas do Brasil nas entregas para a sociedade", destacou o diretor João Henrique Tebyriça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.