Por: Gabriel Rattes

Vendas de Natal superaram expectativa em Petrópolis

Lojistas aderiram a abertura das lojas nas segundas-feiras | Foto: Arquivo TVC

Por Gabriel Rattes

Tradicionalmente, o Natal é a data responsável por cerca de um terço do faturamento anual do comércio. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis, em 2023, confirmando as previsões da economia, as vendas foram positivas para o comércio como um todo, e em Petrópolis não foi diferente. "As vendas do Natal de 2023 aumentaram cerca de 5,6% conforme as previsões da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo)", disse o presidente do Sicomércio Petrópolis, Marcelo Fiorini.

Já no início de 2023, um estudo do Serasa Experian sobre o comércio no Brasil, apontava que haveria tendência de um aumento nas vendas em datas festivas, somente em janeiro, o aumento foi de 6,1% no varejo, comparado ao mesmo período do ano anterior.

Ainda de acordo com o Sindicato, os números da economia e o crescimento das vendas no varejo percebida ao longo do ano mostraram a positividade do setor para o final de 2023. "Grande parte das lojas aderiu à abertura nas quatro segundas-feiras, que antecederam à data, na parte da manhã, conforme ficou acordado entre o Sicomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio, planejaram promoções, facilitaram as vendas físicas e divulgaram as lojas nas redes sociais. Tudo isso favoreceu o reforço no movimento", completou Marcelo Fiorini.

Comércio no Brasil iniciou 2023 com recorde

Segundo pesquisas da Serasa Experian, as vendas do varejo físico no Brasil cresceram 6,1% em janeiro de 2023, comparado ao mesmo período de 2022. O número foi o maior registrado pelo Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian nos últimos três anos, quando chegou a 10,6% em julho de 2021.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o comércio ainda está sentindo os efeitos positivos das comemorações de fim de ano, em que há um incentivo maior ao consumo. "Mas é importante reforçar que, nesse momento, é imprescindível que os lojistas se planejem, organizem o caixa das empresas e definam estratégias para alavancar as vendas e manter o ritmo nos próximos meses", disse.

Outro fator que implica diretamente no varejo é a inadimplência dos consumidores. "Somente com a diminuição da taxa de inadimplentes no país e, consequentemente, com a recuperação do poder de compra destas pessoas, é que então poderemos ver uma melhora expressiva no comércio", explicou Rabi.

 

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