Por: POR LUANA MOTTA

Petropolitanas: Política de apoio à pessoa idosa com demência

Vereadora Julia Casamasso - Coletiva Feminista | Foto: Amanda Barbatti

A vereadora Julia Casamasso carimbou no orçamento deste ano R$ 80 mil para a implantação do programa de apoio à pessoa idosa com demência e aos seus familiares. "Ao debater com pessoas da área da saúde mental, principalmente com a neurocientista, Iris Bomilcar, ficou evidente como o município carece de políticas públicas voltadas para tratamento e apoio de idosos com demência, e daqueles responsáveis por seus cuidados. Principalmente quando, na maioria dos casos, nem as necessidades básicas dessas pessoas são atendidas", destaca a vereadora. Uma das iniciativas recomendadas para o tratamento desses pacientes é a Terapia de Estimulação Cognitiva (CST), que consiste em uma intervenção, não medicamentosa, para a estimulação mental dos participantes por meio de atividades específicas, desenvolvidas por especialistas.

 

Atendimento às vítimas das tragédias

Dois anos após as tragédias, a lei nº 8.530/23 que institui o Plano Municipal de Saúde Mental e Assistência Psicossocial aos Sobreviventes de Desastres Socioambientais no município deve sair do papel. O recurso para implementação da lei foi reservado por meio de emenda impositiva da vereadora Julia Casamasso na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024. O projeto de lei é da vereadora Gilda Beatriz, foi sancionado pelo prefeito Bomtempo em abril do ano passado, mas nunca colocado em prática.

Flipetrópolis será realizada em maio

Palácio de Cristal em Petrópolis | Foto: Divulgação/PC&VB

A Flipetrópolis deste ano será organizada pela Associação Cultural Sempre um Papo. O evento ainda não tem data confirmada, mas segundo o prefeito Rubens Bomtempo, deve acontecer no mês de maio. Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros. Realizou a 12º Fliaraxá, o 3º Flitabira, o 1º Fliparacatu, além do Sempre um Papo, em BH e São Paulo, e o Mondolivro Podcast, no ar há 25 anos, diário, agora na Alvorada FM.

Fim de festa

Com a energia de fim de festa, a Prefeitura de Petrópolis anunciou a programação dos últimos dois dias de Natal Imperial, que acontecem no próximo fim de semana. O despreparo da gestão Bomtempo para a realização do Natal Imperial naufragou o evento, e acumula críticas de quem trabalha e depende do turismo. Faltou programação, organização e comunicação. Afastou turistas e petropolitanos, já que até para ir ao Centro da cidade fazer fotos nos pontos iluminados tinham que pagar pelo estacionamento rotativo que, mesmo sem programação, manteve a ampliação da cobrança até às 22h.

Hotelaria

Mas a ocupação hoteleira se manteve alta, segundo dados do Disque Turismo, entre 30 de dezembro de 2023 e 1º janeiro de 2024, 2° ao 5° distrito (Corrêas, Nogueira, Itaipava, Araras, Pedro do Rio e Posse) os dados consolidados foram de 89,28%. Já a taxa geral no mesmo período em toda cidade foi de 85,79%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.