Por: Redação

Enel Rio promete 10 mil podas no primeiro trimestre

Durante o ano passado, segundo a Enel, foram realizadas cerca de 5 mil podas no município | Foto: Divulgação/Enel

A Enel Distribuição Rio divulgou nesta terça-feira (09), que intensificou as ações de manutenção preventiva em Petrópolis, que incluem o reforço de podas de galhos e árvores com potencial de impacto na rede. Segundo a distribuidora, estão previstas cerca de 10 mil podas no primeiro trimestre apenas no município, um incremento de 100% em relação ao mesmo período de 2023. Durante o ano passado, segundo a Enel, foram realizadas cerca de 5 mil podas no município. Em continuidade ao cronograma, neste mês, estão sendo programadas cerca de 3 mil podas em Petrópolis, especialmente nos bairros Centro, Bingen, Retiro, Quitandinha, Secretário, Itaipava, Posse, Vale das Videiras. A ação conta com o apoio da Prefeitura.

O objetivo das ações é minimizar o contato da vegetação com a rede elétrica da companhia, evitando curtos-circuitos que prejudicam o fornecimento de energia. O contato de galhos com a fiação e a queda de galhos e árvores sobre a rede são algumas das causas mais comuns de interrupções do fornecimento de energia, principalmente no verão, em razão de chuvas e ventos.

"Acreditamos que este trabalho é de extrema importância para tornar a rede menos exposta a intempéries climáticas. Tudo é feito com muito cuidado e respeito à vegetação, para que haja um equilíbrio em nossa operação, sem privar a população também das sombras e da beleza das árvores", destaca José Luis Salas, diretor de Operações de Redes da Enel Distribuição Rio.

Por lei, o manejo da vegetação nas cidades é atribuição das prefeituras, já as podas preventivas em galhos próximos à rede elétrica e podas corretivas quando os galhos estão encostando na rede ou apresentam riscos de acidentes elétricos, são de obrigação das distribuidoras de energia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.